ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 8H ÀS 22H | SÁB. DAS 9H ÀS 18H

Animal sente calor como humano?

calor-fev-2017-JPG

 

Você sabia que os cães não transpiram como a gente?

Quais os cuidados que eu devo ter com meu cachorro no verão? Por que é importante cuidar com mais atenção do meu cachorro nos dias de calor? Por que meu cachorro não quer comer em dias de calor?

 Nós humanos, controlamos a temperatura de nosso corpo através do suor, mas os cães só conseguem fazer isso através da respiração; é por isso se um cachorro for submetido a um calor muito forte ou a uma situação estressante associada ao calor, este cachorro poderá ter dificuldade para resfriar seu corpo, afinal eles tem toda uma estrutura física diferente da nossa que deve ser levada em consideração na hora dos passeios e brincadeiras e isso tudo pode colocar a saúde de seu cachorro em risco.

Cachorros podem queimar a patinhas durante as caminhadas?

Por causa do calor e da umidade, quem tem cachorro em casa deverá adaptar suas rotinas. Ao sair para o passeio com seu cão, dê preferência para horários em que o Sol não esteja forte, como o início da manhã e o final da tarde. Seja cauteloso com a temperatura do chão, sempre teste primeiro com a mão alguns segundos pressionada contra o solo, para ver se a temperatura não poderá queimar a almofadinha da pata do cachorro. Se estiver suportável para sua mão estará seguro para seu cachorro.

Dê atenção aos banhos e a tosa de seu peludo

Mantenha os banhos regulares em períodos de calor muito intenso e caso seu cachorro tenha pelagem longa, considere realizar uma tosa para que ele sinta-se mais disposto e confortável.

Cachorros podem ter insolação – hipertermia, mais atenção com os cães braquicéfalos ( aqueles com focinho curto)

 É muito perigoso que o cachorro tenha “insolação” devido ao calor, conhecida por hipertermia. Isso acontece devido a exposição ao Sol ou a circunstâncias que associam calor ao stress, como ser deixado por um longo tempo dentro de um carro abafado ou após uma corrida ou caminhada sob o Sol forte, ou simplesmente ser privado de sombra e água fresca em um dia quente de verão, são alguns exemplos de situações que podem elevar a temperatura de um cachorro de forma dramática e é muito difícil reverter este quadro. Nesta situação os cachorros ainda correm risco de apresentar edemas pulmonares, parada cardíaca e até mesmo entrar em estado de coma e vir a óbito. Por isso tenha em mente que seu cão precisa de muita atenção em dias quentes!

Os cães braquicéfalos, ou seja,cachorros que tem focinho curto, como o Bulldog Inglês, o Bulldog Francês, o Boston Terrier, o Pug, o Boxer, o Shih Tzu, o Lhasa Apso entre outros, sofrem ainda mais com os dias de muito calor no verão, pois devido ao formato de seus focinhos, tem maior dificuldade de diminuir a temperatura de seu corpo.

Se você é proprietário de um cachorro de alguma destas raças citadas acima nunca submeta seu cão a temperaturas extremamente elevadas. Evite levá-lo para banho fora de casa em dias de calor intenso, siga todas as orientações sobre passeios pois isso poderá estressá-lo, elevando a temperatura acima do desejado, e causando a hipertermia. Cuide de seu peludo e mantenha ele abrigado do Sol e do calor, na sombra, com água a vontade e cercado de muito carinho.

Os sintomas da hipertermia no cachorro são:

  •  temperatura corporal acima de 41º
  • tontura e enjoo
  • o cachorro permanece ofegante, mesmo após estar em ambiente fresco
  • a língua apresenta-se roxeada e com salivação espessa
  • as mucosas ficam muito mais coradas que o normal
  • pode apresentar vômito e diarreia
  • pode ter convulsões e desmaiar

Cachorros podem ter queimaduras de Sol e desenvolver sarcoma

Outra preocupação que devemos ter com nossos cães em dias de muito calor, são queimaduras de Sol que podem provocar dor como em nós e também promovem muita coceira. Por isso tenha sempre um bloqueador solar próprio para cachorro ou para bebês, caso você não encontre um produto veterinário.

Passe ao redor do focinho, principalmente em cachorros que tenham a pele do focinho rosada, ao redor da boca, ponta de orelhas e onde mais a pele for despigmentada. Principalmente se for ficar na praia ou piscina e não esqueça de utilizar um produto que seja a prova d’água!

Cachorros e gatos com pele muito clara ou rosada se tomarem muito Sol, também podem desenvolver sarcoma, isso ocorre geralmente em áreas sem pelo. Os animais mais predispostos são os cães albinos, que em geral são totalmente brancos e com pele rosada, ou aqueles que tenham a ponta do focinho, as orelhas, e o contorno dos olhos e abdômen despigmentados.

Sempre é bom evitar que estes cachorros fiquem longos períodos expostos ao calor e ao Sol, mas se forem expostos não deixe de usar bloqueador solar nessas partes do corpo.

Cachorros podem ter desidratação?

Cães também sofrem de desidratação por causa do calor, nunca deixe seu cachorro sem água fresca à vontade. No verão em dias de calor forte, coloque cubos de gelo na água, isso ajuda a regular a temperatura do corpo.

Uma dica interessante é umedecer a ração em dias muito quentes para incentivá-lo a comer, é muito comum cães perderem o apetite em dias de calor forte. Utilize caldo de cozido de frango (canja) gelando junto à ração em pequena quantidade, isso poderá ajudar. É muito comum que os cachorros comam menos em dias de muito calor, por isso não se preocupe, diminua um pouco a porção isso não fará mal para ele. Você também poderá substituir parte da alimentação dele por ração úmida para cães.

Se for viajar com seu cachorro, procure horários com a temperatura mais amena e tenha a mão um isotônico para oferecer a ele assim que chegarem ao seu destino.

 


  • olha como amika ficou maravilhosa feita prlo Tio Ton ameiiiiiihellip
  • O Zig comeu um pedao de espeto de churrasco hellip
  •  assim nosso diadia! Pepper veio para consulta !!! contouhellip
  • oieee eu sou o Julio!!!! sou um cgado tenho 24hellip
  • Maria e Guadalupe com 2 meses e 5 meses!!! Duplinhahellip
  • Esse  o Pequeno Grande Nero da raa Cane Corsohellip
  • Johnny j sextou! E voc? spitzalemo spitz luludapomerania jaesextafeira bomfdshellip