ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 8H ÀS 22H | SÁB. DAS 9H ÀS 18H

Castração em cadelas

Castração

Castrar a fêmea é interessante porque…

– Reduz o risco da cadela ter tumor de mama

É o tumor mais frequente em cadelas. Se castrada antes do primeiro cio, o risco de surgirem tumores mamários é de 0,5% . A partir do segundo cio a porcentagem de aparecimento de tumor de mama, sobe para 8%, a partir do terceiro cio sobe para 26%. A castração também elimina as chances de câncer no útero e ovários, pois estes são removidos na cirurgia.

– Evita episódios de gravidez psicológica
e suas conseqüências, como aumento das mamas, infecção, produção de leite e irritabilidade.

-Infecção de útero: piometra
Muito grave podendo levar a morte por complicações secundárias

– Longevidade
aproximadamente aumento em 26% a vida de uma cadela castrada.

– É mais econômico
Se por um lado existe o custo da operação, remédios e etc; por outro, em caso de a cadela ter cria, os custos serão ainda maiores com alimentação,vacinas e eventuais complicações do parto. Cirurgias e medicamentos para doenças que ocorrem em animais não castrados, como piometra, também podem custar caro.

– Evita ninhadas indesejadas
Em casas e chácaras, por mais cuidados que se tenha, se a fêmea não for castrada, sempre haverá a possibilidade de ela (ou um cão da rua) “pular a cerca”. Uma ninhada não planejada vai gerar custos; pode colocar a cadela em risco de vida durante a gestação e o parto;e ainda haverá a dificuldade em se encontrar bons lares para os filhotes. Não há lares suficientes para os animais que já existem, e trazendo mais animais ao mundo, o problema vai piorar. Parece que ter uma só ninhada não terá grande efeito mas uma cadela que tenha uma só ninhada de quatro filhotes e cada filhote produzir mais quatro filhotes no futuro, em 7 anos terão nascidos 4.000 descendentes. A maioria deles não vai encontrar um bom lar.

– Evita que seu animal seja explorado em caso de roubo.
Um animal de raça pode ser roubado para servir como matriz reprodutora em uma fábrica de filhotes ou canil de fundo de quintal. Qualquer cão de raça pode ser roubado, mas uma fêmea não castrada pode passar a vida tendo cria após cria, gerando dinheiro para cachorreiros inescrupulosos.

– Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis.
Um pedigree – mesmo com a presença de campeões- não indica qualidade. Alguns excelentes representantes de uma raça podem não gerar filhotes de boa qualidade. Determinados cães possuem características indesejáveis que passam para seus descendentes, não sendo aconselhável seu cruzamento.

– Mais higiene em casa
ao acabar com o cio das cadelas que ocorre duas vezes ao ano.

ALGUNS PENSAMENTOS COMUNS – lendas

Castrar engorda
a castração não faz com que o animal engorde, mas pode mudar seu temperamento e ficarem mais ansiosos e pedir mais comida, ou seja, o dono alimenta mais o animal. Por isso engordam. Ninguém engorda de ar , até que nos provem o contrario.

Castrar é melhor após a cadela dar pelo menos uma cria.
Quem pode ficar frustrado por não ter filhos são os humanos, cães não têm este sentimento. Além disso, a maternidade não é nenhuma garantia de uma vida mais saudável para o animal.

Vou interferir na natureza do meu animal.
Os animais apenas seguem seus instintos. De acordo com este artigo publicado no Mãe de Cachorro, “a fêmea só aceita ser montada quando está no cio, ou seja, quando seu corpo apresenta uma exigência hormonal. Fora deste período, rejeita o macho de forma agressiva, evidenciando que para ela não existe uma situação de prazer relacionada com o sexo, e sim uma situação de necessidade hormonal. Do mesmo modo, o macho só procura uma fêmea quando recebe a informação química de uma fêmea no cio.”

Que direito tenho eu de privar meu animal do sexo e da maternidade?
Considerando o crescente problema da superpopulação de animais de rua em todo o mundo, o mesmo artigo do Mãe de Cachorro diz , “Ante o direito natural da fêmea reproduzir está o direito da ninhada inteira de não ser atirada no rio com três dias de vida dentro de um saco plástico, por exemplo, ou de não ser triturada dentro de um caminhão de lixo.” Infelizmente isto acontece com mais frequência do que se imagina. Talvez não com os filhotes da sua cadela, mas quem garante o futuro dos filhotes dos filhotes? Você é responsável por todos os descendentes de seu animal.

Amo tanto meu cão, quero um filhote igual a ele.
Ter um filhote do seu cão não significa que ele será exatamente como ele. A ninhada pode puxar o pai, a mãe, o avô materno, a avó materna, o avô paterno, a avó paterna…

Quero que meus filhos vivenciem o nascimento, o milagre da vida.
Um parto não é um show de entretenimento. Geralmente acontece a noite, a cadela precisa de tranquilidade – podendo inclusive ficar agressiva- e não permite que muitas pessoas se aproximem. Podem haver complicações.


  • Trio ternura Dra Thas com as fofuras de Bento Shirottahellip
  • sou a Pancetta ja estou recuperada!!!! comi uma latinha quehellip
  • olha como amika ficou maravilhosa feita prlo Tio Ton ameiiiiiihellip
  • O Zig comeu um pedao de espeto de churrasco hellip
  •  assim nosso diadia! Pepper veio para consulta !!! contouhellip
  • oieee eu sou o Julio!!!! sou um cgado tenho 24hellip
  • Maria e Guadalupe com 2 meses e 5 meses!!! Duplinhahellip