Castração de cachorros

Você sabe por que é importante castrar um cachorro? Conheça os benefícios desse procedimento que pode salvar a vida de seu cão.

Por que uma castração de cachorro é importante?

É o tumor mais frequente em cadelas. Se castrada antes do primeiro cio, o risco de surgirem tumores mamários é de 0,5% . A partir do segundo cio a porcentagem de aparecimento de tumor de mama, sobe para 8%, a partir do terceiro cio sobe para 26%. A castração também elimina as chances de câncer no útero e ovários, pois estes são removidos na cirurgia.

• Evita episódios de gravidez psicológica

E suas conseqüências, como aumento das mamas, infecção, produção de leite e irritabilidade.

Se você quiser entender melhor o que é gravidez psicológica, quais os sintomas e tratamento, assista esse vídeo, que a dra Adriane te explica:

Doença muito grave, que pode levar o cachorro à morte por complicações secundárias

• Longevidade

Aproximadamente aumento em 26% a vida de uma cadela castrada.

• É mais econômico

Se por um lado existe o custo da castração de um cachorro, remédios e etc; por outro, em caso de a cadela ter cria, os custos serão ainda maiores com alimentação,vacinas e eventuais complicações do parto.

Cirurgias e medicamentos para doenças que ocorrem em animais não castrados, como piometra, também podem custar muito caro.

• Evita ninhadas indesejadas

Em casas e chácaras, por mais cuidado que se tenha, se a fêmea não for castrada, ela poderá cruzar com um cão.

Uma ninhada não planejada vai gerar custos; pode colocar a cadela em risco de morte durante a gestação e o parto; e ainda haverá a dificuldade em se encontrar bons lares para os filhotes.

Não há lares suficientes para os animais abandonados que já existem. Segundo o Instituto Pet Brasil, atualmente existem 78 milhões de cães e gatos abandonados nas ruas do Brasil. Trazendo mais animais ao mundo, o problema tende a piorar.

Parece que ter uma só ninhada não terá grande efeito, mas uma cadela que tenha uma só ninhada de quatro filhotes e cada filhote produzir mais quatro filhotes no futuro, em 7 anos terão nascidos 4.000 descendentes. A maioria deles infelizmente não vai encontrar um bom lar.

• Evita que seu animal seja explorado em caso de roubo.

Um cachorro de raça pode ser roubado para servir como matriz reprodutora em uma fábrica de filhotes ou o então chamado “canil de fundo de quintal”.

Qualquer cão de raça pode ser roubado, mas uma fêmea não castrada poderá passar a vida tendo cria após cria, gerando dinheiro para criadores inescrupulosos.

• Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis.

Um pedigree – mesmo com a presença de campeões – não indica qualidade. Alguns excelentes representantes de uma raça podem não gerar filhotes de boa qualidade.

Determinados cães possuem características indesejáveis que passam para seus descendentes, não sendo aconselhável o seu cruzamento.

• Mais higiene em casa

Ao acabar com o cio das cadelas que ocorre duas vezes ao ano.

Quanto tempo depois do parto, a cadela pode ser castrada?

Uma castração de cachorro fêmea pode ser feita após o desmame dos filhotes. Se ela fizer cesária, essa castração poderá ser realizada durante a cirurgia.

Castração de cachorro e suas lendas:

Castrar engorda

A castração de cachorro não faz com que o animal engorde. O que o faz engordar é a quantidade ou tipo de alimentação que o tutor oferece a ele.

A castração é melhor após a cadela ter pelo menos uma cria.

Quem pode ficar frustrado por não ter filhos são os humanos, cães não têm este sentimento. Além disso, a maternidade não é nenhuma garantia de uma vida mais saudável para o animal.

Vou interferir na natureza do meu cachorro

Os animais apenas seguem os seus instintos. De acordo com este artigo publicado no Mãe de Cachorro, “a fêmea só aceita ser montada quando está no cio, ou seja, quando seu corpo apresenta uma exigência hormonal. Fora deste período, rejeita o macho de forma agressiva, evidenciando que para ela não existe uma situação de prazer relacionada com o sexo, e sim uma situação de necessidade hormonal. Do mesmo modo, o macho só procura uma fêmea quando recebe a informação química de uma fêmea no cio.”

Que direito tenho eu de privar meu cachorro do sexo e da maternidade?

Considerando o crescente problema da superpopulação de animais de rua em todo o mundo, o mesmo artigo do Mãe de Cachorro diz , “Ante o direito natural da fêmea reproduzir está o direito da ninhada inteira de não ser atirada no rio com três dias de vida dentro de um saco plástico, por exemplo, ou de não ser triturada dentro de um caminhão de lixo.” Infelizmente isto acontece com mais frequência do que se imagina. Talvez não com os filhotes da sua cadela, mas quem garante o futuro dos filhotes dos filhotes? Você é responsável por todos os descendentes de seu animal.

Amo tanto meu cão, quero um filhote igual a ele

Ter um filhote do seu cão não significa que o filho será exatamente como ele. A ninhada pode puxar o pai, a mãe, o avô materno, a avó materna, o avô paterno, a avó paterna…

Quero que meus filhos vivenciem o nascimento, o milagre da vida

Um parto não é um show de entretenimento. Geralmente acontece a noite, a cadela precisa de tranquilidade – podendo inclusive ficar agressiva- e não permite que muitas pessoas se aproximem. Podem haver complicações.