ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 8H ÀS 22H | SÁB. DAS 9H ÀS 18H

COMEDOUROS PARA CÃES, QUAL MELHOR OPÇÃO?

comedouro ideal

MATERIAL DO COMEDOURO? ALTURA? PROFUNDIDADE ?

  1. Material:

Inox  (ou aço inoxidável)

Essa é uma das melhores opções. Vasilhas de inox são bonitas, duráveis, resistem à mordidas e são bastante fáceis de lavar e desinfetar. Por não terem poros, as bactérias não ficam alojadas nas paredes, evitando problemas de pele e contaminações. Para higienização basta água quente e detergente.

Vidro

As vasilhas de vidro, juntamente com as de aço inoxidável, são as mais higiênicas. Não tem poros, são elegantes e de fácil desinfecção (coloque no microondas, água e detergente). Normalmente são mais baratas que as de inox, mas necessitam de algum suporte ou base antiderrapante para evitar que se quebre durante as refeições. São ótimas para gatos.  Mas não são tão fáceis de encontrar especifica para pets.

Cerâmica

Vasilhas de cerâmica são boas opções pois mantêm a água fresquinha,  não são atraentes para filhotes e adultos mordedores. Se a vasilha de cerâmica não for polida, há necessidade de desinfetá-la diariamente para evitar proliferação de bactérias nos poros. Coloque água fervente e lave bem com detergente, ou aqueça no microondas por uns três minutos para matar microorganismos. Cerâmicas polidas e pintadas não oferecem locais para bactérias se alojarem e são fáceis de higienizar, deve-se tomar cuidado com tipos de tinta e verniz que podem ter chumbo  e podem causar intoxicação.

Plástico

O preço e beleza são os atrativos das tigelas de plástico, mas elas não são uma boa opção. O plástico tende a se dissolver na presença de água e outros líquidos, o que resulta em ingestão contínua de petroquímicos. Além do perigo para filhotes que frequentemente roem e engolem pedaços do comedouro de plástico e podem sofrer sérias obstruções e perfurações gastrointestinais.

A desinfecção do comedouro ou bebedouro de plástico é complicada. Se aquecido no microondas ou lavado com água fervente – modos comuns de se matar bactérias- o recipiente plástico libera o BPA (Bisfenol A) um composto orgânico associado ao diabetes, câncer de mama, baixa contagem espermática e doenças crônicas – isto vale também para humanos. Microorganismos adoram se infiltrar nas ranhuras do fundo da tigela de plástico. O contato regular do animal com estas bactérias, podem aparecer falhas no pêlo e dermatites na região do focinho e da boca. Os gatos podem desenvolver um tipo de acne, caracterizada pela presença de pontinhos pretos ou purulentos no queixo. Por isso, cuidado com os comedouros e bebedouros de plástico.

comedouro

  1. Altura

De acordo com cada raça, os potes de agua e comida tem que estar a certa distância do chão, sempre compatível com a altura de cada animal.

O ideal é deixar os potes mais altos, assim o pescoço fica numa posição confortável, podendo evitar alguns problemas:

–  como dores na coluna e pescoço;

– conforto para cães idosos: dor muscular, artrites, artroses;

–  melhora da deglutição em animais com predisposição à Dilatação Esofágica (megaesôfago);

– Higiene: evita molhar ou sujar embaixo do focinho, especialmente nas raças mais peludas;

– Evita Dermatites:  muitos apresentam um tipo de Acne devido ao contato direto com as bordas dos comedouros, dê preferencia aos potes feito de Inox;

– Insetos Indesejáveis;

–  Pode evitar uma patologia conhecida como Síndrome da Dilatação Torção Gástrica, fatal na maioria dos casos, comum em animais de médio/grande porte.

teckel

 

 

Os animais de pequeno porte, como Teckel, Poodles, Pugs, Pinscher, Lhasa Apsos, etc , recomenda-se deixar os comedouros também a certa distância do chão, nem que essa distância seja pequena.

 

 

  1. Profundidade

Se você tem um animal de focinho “achatado”, pescoço mais curto, parte superior do focinho ( maxilar ) menor que a parte inferior  (mandíbula), conhecido como raças Braquicefálicas, como Pugs, Bulldogs, Boston Terrier, Pequinês, Boxer, Shith Tzu, Dogue de Bordeux, etc; o ideal é utilizar comedouros com profundidade um pouco menor, o que  facilitará a apreensão dos alimentos.

Minha dica para melhor opção de comedouros para qualquer raça e tamanho de Pet:

Utilize comedouros com altura reguláveis, menos profundos e de Inox.

Recomendamos: www.animalart.com.br

 


  • Feliz Dia do Amigo!!! Diadoamigo bff friends Ilovepets
  • O Centro Veterinrio Pacaembu  completo para o seu pet!hellip
  • Campanha Solidria do Centro Veterinrio Pacaembu! RESGATE um animal ehellip
  • A sade odontolgica do seu pet  preciosa! Agende umahellip
  • Campanha Solidria do Centro Veterinrio Pacaembu! RESGATE um animal ehellip
  • Primeira tosa do Tobias! Quer o seu pet lindo ehellip
  • Conte com o Centro Veterinrio Pacaembu para manter a sadehellip
  • Quantas vezes por dia devemos alimentar nossos animais? O idealhellip
  • O Centro Veterinrio Pacaembu est com uma novidade para ahellip