ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 8H ÀS 22H | SÁB. DAS 9H ÀS 18H

Conheça 5 raças de cães dóceis com crianças

5 raças dóceis com crianças

Muito fiéis, os dálmatas são bastante apegados à própria família

 

Não há idade para começar a desfrutar das alegrias da relação entre o homem e o cão. Muito pelo contrário, a convivência desde bebê com os animais domésticos pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças.

Segundo a psicóloga Daniella Freixo de Faria, a convivência com um cão ajuda a despertar a sensibilidade, a sociabilidade e a afetividade infantil. Por meio dessa amizade, os pequenos aprendem a respeitar e descobrem a importância da vida animal. Além disso, cuidar de um bichinho pode ensinar a lidar com responsabilidades.

Na hora de escolher o cão, o importante é dar preferência para os dóceis e pacientes. Segundo a veterinária responsável pelo Centro Veterinário Pacaembu, Adriane Heiko Tomimassu, a maioria das raças de grande e médio porte são indicadas para crianças. Animais muito pequenos, como os pinscher, não são uma boa alternativa, pois são frágeis e podem sofrer fraturas com os gestos nem sempre delicados dos pequenos.

Mesmo as crianças alérgicas não estão impedidas de conviver com cães. Nesses casos, o melhor é conversar com um pediatra antes de tomar alguma decisão. Ao contrário do que muita gente pode achar, não são os pelos do cão que provocam as reações alérgicas. Segundo a diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, Ana Paula Moschione Castro, as principais causas são as escamações da pele e a saliva, assim como os ácaros que se depositam no corpo do animal. Uma das recomendações é impedir que a criança alérgica durma no mesmo local que o animal. O pequeno também não deve entrar em contato com os locais de descanso do bicho, como sofás, tapetes e afins. Higiene e limpeza são necessários, mas dar banhos excessivos no cão não vai fazer diferença.

Se você está pensando em adotar ou comprar um cãozinho, veja, a seguir, as dicas da especialista sobre as raças que convivem bem com crianças.

Labrador
De porte grande, os labradores são muito dóceis e afetivos. Sua pelagem é curta e pode ser preta, caramelo ou chocolate. Pesam cerca de 30 quilos e tem o corpo robusto. Como tem muita energia, precisam se exercitar frequentemente. Eles adoram correr e nadar. São muito apegados aos donos e se aproximam das pessoas com muita facilidade. Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais eles são péssimos cães de guarda: gostam de todos, até mesmo de estranhos. São muito amigáveis com outros animais também.

Golden Retriever
Em tons creme ou dourado, a pelagem do golden retriever é longa e pode ser lisa ou ondulada. Com porte grande, ele pesa cerca de 30 quilos quando adulto. Como são muito inteligentes, aprendem truques e ensinamentos com muita facilidade. Podem viver em apartamento ou quintal, mas requerem exercícios regulares porque têm muita energia. Além disso, são muito afetivos, mantendo-se sempre por perto da família.

Boxer
O boxer é um cão de porte médio para grande, com corpo robusto e músculos fortes. Em geral pesa cerca de 30 quilos e tem pelagem curta em tons de branco, castanho ou tigrado. Seu focinho é achatado, suas bochechas são largas e caídas. Os olhos são acastanhados e expressivos, o que evidencia sua personalidade afetiva e sensível. Apesar de ser um pouco teimoso, é um cachorro fiel e de fácil adestramento. Costuma se apegar muito à própria família, mas estranha pessoas desconhecidas. Além disso, é vigilante e muito atento, como um típico cão de guarda.

Dálmata
Famosos mundialmente pelo desenho da Disney, os dálmatas são cães com pelagem curta e de cor branca e repleta de manchas. De cor escura, as pintas estão por todo o corpo, das patas até o focinho. De porte médio, pesa cerca de 25 quilos. Adoram correr e necessitam de exercícios frequentes. Além de muito dóceis, são extremamente fiéis e não costumam latir em excesso.

Shih Tzu
Com olhos escuros e arredondados, os Shih Tzus são cães dóceis, calmos e brincalhões. De porte pequeno, pesa cerca de oito quilos. Sua pelagem é longa e lisa, podendo ser marrom, branca, preta ou bicolor. Sua aparência é elegante devido aos pelos lustrosos, que necessitam de higiene semanal. Costumam ser muito companheiros e adoram brincar. Apesar disso, são independentes e geralmente não se incomodam em ficar algumas horas sozinhos.

Fonte: Portal Terra / Vida de Mãe


  • Trio ternura Dra Thas com as fofuras de Bento Shirottahellip
  • sou a Pancetta ja estou recuperada!!!! comi uma latinha quehellip
  • olha como amika ficou maravilhosa feita prlo Tio Ton ameiiiiiihellip
  • O Zig comeu um pedao de espeto de churrasco hellip
  •  assim nosso diadia! Pepper veio para consulta !!! contouhellip
  • oieee eu sou o Julio!!!! sou um cgado tenho 24hellip
  • Maria e Guadalupe com 2 meses e 5 meses!!! Duplinhahellip