Diabetes em gatos. Como descobrir?

A diabetes mellitus é uma doença causada pela ausência da ação da insulina.

Seu gato está bebendo mais água que o normal? Fazendo muito xixi? Comendo demais? Está obeso??? Ele pode estar diabético.

Esses são os sintomas mais comuns em gatos diabéticos. Leve em consulta no seu Médico veterinario de confiança, explique detalhadamente os sintomas, ele irá pedir alguns exames específicos para diagnosticar a doença da maneira correta. Glicemia, frutosamida, exame de urina; são os exames principais para diagnosticar uma diabetes.

O que é diabetes felina?

A diabetes mellitus é uma condição que afeta a concentração sanguínea da glucose, um tipo de açúcar, do seu gato. A diabetes é devida a uma insuficiência de insulina ou ocorre quando o corpo tem dificuldade em usar a insulina que produz em quantidades normais.

A insulina afeta a maneira como o corpo do seu gato usa os alimentos que ingere. Quando o seu gato come, o alimento é dividido em componentes muito pequenos que o corpo pode usar. Um dos componentes, os hidratos de carbono, são convertidos em vários tipos de açúcares, incluindo a glucose. A glucose é absorvida pelo intestino e entra na corrente sanguínea. Uma vez na corrente sanguínea, a glucose viaja para as células onde pode ser absorvida e utilizada como fonte de energia – se a insulina estiver presente. Sem insulina suficiente, a glucose não pode entrar nas células e acumula-se na corrente sanguínea. Consequentemente, o seu gato pode agir permanentemente como se tivesse fome, querendo comer constantemente, mas mesmo assim continuar a demonstrar sinais de desnutrição, porque as suas células não conseguem absorver a glucose.

A diabetes ocorre em gatos, quando as suas células não respondem normalmente aos montantes de insulina produzida pelo pâncreas. Os gatos com diabetes geralmente precisam de receber injeções de insulina, pelo menos inicialmente, bem como uma dieta adequada. O seu Médico Veterinário irá recomendar o tratamento mais adequado para a diabetes do seu gato.

Diagnostico Diabetes felina:

Diabetes é uma das muitas condições que podem afectar o seu gato e causar mudanças visíveis no comportamento e outros sinais. É por isso que é tão importante que o seu gato seja cuidadosamente examinado por um Médico Veterinário pelo menos uma vez por ano, ou mais frequentemente, se o seu Médico Veterinário assim aconselhar.

Conhecer os sinais da diabetes é o primeiro passo para proteger a saúde do seu gato. Se qualquer uma das frases abaixo descreve seu animal de estimação, fale com seu Médico Veterinário sobre a possibilidade de diabetes:

• bebe mais água do que o normal (polidipsia)
  • urina mais frequentemente, produz mais urina por dia, ou tem “acidentes” fora da caixa de areia (poliúria)
  • apresenta sempre fome (polifagia), mas mantém ou perde peso
  • é menos ativo ou dorme mais (letárgico)
  • tem o pêlo seco

Ao avaliar se o seu gato tem diabetes, o seu Médico Veterinário pode perguntar sobre estes sinais e irá verificar a saúde geral do seu gato, para descartar a possibilidade de outras condições ou infecções.

Pode ser analisada uma amostra de urina do seu gato, para determinar a presença de glicose, corpos cetônicos, e/ou uma infecção urinária. Se a glucose está presente na urina do seu gato, o Médico Veterinário também vai querer determinar a concentração sanguínea de glucose e de frutosamina do seu gato. Se a concentração de glicose no sangue é consistentemente maior do que o normal, o pâncreas do seu gato pode não estar a secretar insulina suficiente ou o corpo do seu gato é “resistente” à insulina que é produzida. Independentemente da causa de aumento do açúcar no sangue, seu animal de estimação está sofrendo de diabetes mellitus.

Um diagnóstico de diabetes é considerado definitivo quando a concentração de glucose encontrada no sangue e na urina é persistentemente elevada.

Tratamento Diabetes Felina

Diagnosticada diabetes ao seu gato, então agora é hora de aprender a cuidar do seu animal de estimação diabético. O objetivo do controle da diabetes é manter as concentrações de glucose em níveis que não sejam elevados, evitando picos e quedas, e reduzir ou eliminar os sinais da diabetes, tais como sede e micção excessivas. Embora a diabetes não possa ser curada, a doença pode ser controlada com sucesso com injeções diárias de insulina e alterações na dieta. E um controle bem sucedido da diabetes significa que o seu gato pode levar uma vida feliz, saudável, ativo e com qualidade de vida.

Se você ainda tem dúvidas, assista ao vídeo onde a dra. Adriane explica melhor sobre o assunto: