ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 8H ÀS 22H | SÁB. DAS 9H ÀS 18H

Friozinho

Verdades e mentiras sobre o inverno com os animais estimação.

Com a chegada do inverno temos que ter alguns cuidados especiais com nossos animais. Para ajudar os donos de pets, o site da Ana Maria Braga conversou com a veterinária Adriane Heiko Tomimassu. A seguir algumas dúvidas mais frequentes:

Animais sentem frio?

Adriane Heiko Tomimassu – Sim eles sentem frio, mas não da mesma maneira que os humanos, pois os animais têm a capacidade de regular a temperatura corporal de acordo com o clima. Por isso alguns sentem mais frio que outros como, por exemplo, um filhote. Ele sentirá mais frio que um adulto. Um cão da raça Husky Siberiano não irá sentir frio como um Pinscher. No caso das aves, elas costumam sofrer bastante com o frio. Na natureza, se não acharem um abrigo para se proteger do frio podem até morrer.

Usar ou não roupinha? Faz diferença?

Adriane Heiko Tomimassu – Já que os animais regulam a sua temperatura corporal, eles dispensam o uso de roupinhas. Há algumas exceções como os filhotes. Eles sentirão mais frio; o uso da vestimenta poderá mantê-los aquecido.
O ideal se o dono realmente quiser usar roupinhas é manter o pêlo curto e bem cuidado! Evite usar roupinhas para o animal dormir. Caso coloque em seu animal sempre escove os pêlos para evitar a formação de nós.
O uso de roupas é indicado para animais de pelagem curta, existem alguns que chegam a tremer exageradamente de tanto frio. Normalmente, cães de raças grandes e gatos não toleram o uso de roupas.

Chocólatra? Ingerir chocolate traz riscos à saúde dos cães e pode levar a morte

Ele pode dormir fora de casa?

Adriane Heiko Tomimassu – Não tem problema ele dormir fora de casa, mas tem que ser num local abrigado. Se o animal está acostumado a dormir no chão, forre o lugar com algum tecido, como mantas e cobertores.
Se ele é daqueles que gostam de dormir ao relento mesmo no inverno, o ideal seria prendê-lo num lugar fechado para protegê-lo do frio.
Deixar seu animal num local abrigado, com caminhas, casinhas, cobertores e/ou mantas, certamente os deixarão protegidos e quentinhos do inverno

Só porque faz frio eu não preciso levá-lo para passear?

Adriane Heiko Tomimassu – Não é porque está frio e o dono está com preguiça de sair, que o animal tem que ficar em casa também. Todo o animal precisa se exercitar faça frio ou calor. Prefira passear nas horas mais quentes do dia. E lembre-se: não deixe seu animal pisar em poças de água, pois pode trazer contaminações e infecção no meio das patas.

Fumantes passivos: Você fuma? Cuidado! O seu bicho pode adoecer por causa disso

Anti-pulgas e carrapatos são necessários aplicar?

Adriane Heiko Tomimassu – Claro! Independente de verão ou inverno, no ambiente sempre há pulgas e carrapatos. A diferença é que no verão a infestação é bem maior do que no inverno. O mais importante é saber que de 100% de pulgas e carrapatos que existem somente 5% estão no corpo dos animais para se alimentar, e, os outros 95% no ambiente.

Tanto pulgas quanto carrapatos fazem mal a saúde do animal, por isso o ideal para combater é agir preventivamente, pelo menos 1 vez por mês aplique anti-pulgas e carrapatos nos seus animais.

Banhos: dar ou não dar? Dar em locais especializados ou em casa? Qual a diferença?

Adriane Heiko Tomimassu – Pode dar banho normalmente em seus animais, mas o ideal é evitar tosas muito curta, já que os pêlos são uma proteção natural contra o frio.
Sempre dê banho em locais especializados, feitos por profissionais da área, para que o pêlo seja escovado adequadamente (sentido contrário ao pelo e no sentido do crescimento), e muito bem seco por aparelhos específicos, onde um secador comum jamais conseguirá o mesmo efeito. Quando o pêlo é muito espesso, pode ficar uma camada úmida, imperceptível perto da pele que vai propiciar o aparecimento de fungos.
Os animais de apartamento tomam banho na mesma frequência no inverno e no verão. Vale a pena lembrar que no inverno o animal troca de pelagem, e os mais peludos se não forem escovados com frequência vão apresentar problemas de pele. Por isso o ideal seria complementar a dieta com cápsulas de Omega 3, responsável por restaurar a camada de proteção da pele, protegendo-a contra fungos, sarnas, dermatites e outras doenças de pele.
O banho deve ser dado por profissionais em locais especializados. Certifique-se que local usa água quente, e para a secagem dos pêlos, tenha equipamentos como sopradores e secadores com vento morno.
Evite sair logo em seguida do banho, para evitar choque térmico, espero uns 20-30 minutos antes de sair na rua com seu animal logo após o banho.
As tosas mais indicados durante o inverno são a tosa higiênica (higienização de patas, unhas, ouvidos e genitais) e a tosa na tesoura (que não deixa o comprimento do pelo tão curto).

Eles pegam resfriado?

Adriane Heiko Tomimassu – Sim, eles podem pegar resfriado, mas nos animais não têm esse nome; em cães é popularmente conhecido como tosse dos canis (Traqueobronquite infecciosa canina) e nos gatos é chamado de Rinotraqueíte.
Os sintomas são parecidos como o nosso resfriado: febre, espirros, coriza, tosse seca (como se estivesse engasgado), falta de apetite, apatia.
Tanto a traqueobronquite quanto a rinotraqueíte podem aparecer em qualquer época do ano, mas há uma predileção nos meses de frio e baixa temperatura. Pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, é altamente contagiosa entre cães e gatos através do contato direto entre os animais. (OBS.: não passa para humanos e nem de cães para gatos e vice-versa). A transmissão se dá por via respiratória, sempre entre seres da mesma espécie. O tratamento é simples com antibióticos, antiinflamatórios, e para cães existe uma vacina preventiva.

Existe alguma vacina especial para o inverno?

Adriane Heiko Tomimassu – É de extrema importância verificar se seu cão tomou a vacina contra a gripe canina (Traqueobronquite infecciosa Canina), em especial se ele frequentar Pet Shops, hotéis para cães e exposições. Pois já como explicado acima, pode ser transmitida por contato direto.
Pergunte ao veterinário responsável pelo seu animal, qual melhor vacina a ser aplicada.

Prevenção: Exames auxiliam no diagnóstico de câncer e evitam a morte do animal

Filhotes, adultos e idosos; têm o mesmo cuidado para todos no inverno?

Adriane Heiko Tomimassu – Normalmente cães filhotes e idosos de raças pequenas vão sentir mais frio que os adultos. Por isso vale a pena protegê-los melhor.

Os animais idosos que apresentarem problemas osteoarticulares como artrose, calcificações de coluna ou hérnia de disco, vão sentir mais dor no inverno devido à baixa temperatura, por isso devemos sempre mantê-los bem aquecidos

Eles têm mais dor de ouvido no inverno?

Adriane Heiko Tomimassu – O vento frio dentro dos condutos auditivos dos animais pode causar dores. A infecção e inflamação dos condutos auditivos (conhecida como otites) são causadas por diversos fatores. Anatomicamente, os condutos auditivos dos animais são mais longos e tem maior produção de cerúmen, predispondo o aparecimento das otites. A umidade, excesso de pelos dentro do conduto e ventos diretos também são causadores.
O ideal é sempre aplicar pelo menos 1 vez por semana um produto ceruminilítico (responsável por derreter o excesso de cerúmen), depilar os condutos auditivos quando necessário e não deixar pegar vento (exemplo aqueles animais que gostam de ficar com a cabeça do lado de fora do carro nos passeios).

Eu preciso dar alguma ração especial ou uma quantidade diferente de ração no inverno?

Adriane Heiko Tomimassu – Aumente em 20% o alimento do seu cão no inverno, pois o consumo de alimento aumenta o nível energético. Isso não vale para cães e gatos obesos, sem atividade ou com grande tendência a ganhar peso.

Fonte: Ana Maria Braga


  • Trio ternura Dra Thas com as fofuras de Bento Shirottahellip
  • sou a Pancetta ja estou recuperada!!!! comi uma latinha quehellip
  • olha como amika ficou maravilhosa feita prlo Tio Ton ameiiiiiihellip
  • O Zig comeu um pedao de espeto de churrasco hellip
  •  assim nosso diadia! Pepper veio para consulta !!! contouhellip
  • oieee eu sou o Julio!!!! sou um cgado tenho 24hellip
  • Maria e Guadalupe com 2 meses e 5 meses!!! Duplinhahellip