Os estabelecimentos da região oferecem tudo o que há de melhor para o seu bichano.
Além de amigos, cachorros e animais tomam tanto espaço na vida urbana moderna que chegam a ser comparados a filhos. Proporções tamanhas à parte, os bichinhos de estimação invadem a casa, dormem nas camas, andam nos carros e precisam de todo cuidado tanto com a saúde quanto com a higiene.

Junto com o processo de mudança de comportamento de donos em relação aos animais, veterinários e pet shops ganharam importância, se sofisticaram e diversificaram os tratamentos e serviços para responder a uma nova realidade. Um exemplo? O Yellow Pet, que conta com profissionais capacitados e com vários cursos profissionalizantes nas mais modernas técnicas para realizar hidratação, clareamento, hidratação de chocolate, cauterização de pêlos e vinhoterapia nos cãezinhos. “Para nós da equipe do Yellow Pet Shop, ter um animalzinho de estimação significa adquirir uma série de responsabilidades. Além de amor e carinho, os animais necessitam de cuidados. Eles são parte integrante da família”, afirma Nair, proprietária da loja que conta ainda com uma clínica veterinária especializada.

Para atender às novas demandas dos donos de cães, a proprietária do pet shop Dog`s Family, Ana Lúcia Deodato, criou o serviço de Parking. “Criamos o Dog`s Parking para oferecer mais conforto aos nossos clientes que podem passear com seus cachorros pelo shopping Higienópolis e depois pegar um cineminha ou teatro ou ainda jantar/almoçar e deixar seu cãozinho “estacionado”com a gente em um espaço criado especialmente para eles, com nichos individuais, temperatura agradável, música ambiente, água fresquinha e ainda os mimos da nossa equipe”, explica Ana Lúcia. Segundo ela, cada vez mais pessoas têm a posse responsável de animais, e buscam seu bem-estar. “A maioria das pessoas simplesmente ama seus animais de estimação e faz o melhor possível por eles, mas respeitando sua natureza.”

Tratamento completo

O bem-estar dos bichanos pode contar com cada vez mais recursos. É o caso do Centro Veterinário Pacaembu, que conta com a milenar técnica chinesa das agulhas: a acupuntura. Esta prática antiga existe há quatro mil anos e vem sendo utilizada em animais com bastante sucesso e aceitação. Com a estimulação dos pontos, a energia que está bloqueada nos meridianos se espalha, tratando a queixa da dor e reequilibrando o funcionamento do corpo como um todo. Promovem analgesia (controle da dor aguda e crônica) e efeito antiinflamatório, recuperação motora (reabilitação da locomoção), regulação das funções de órgãos internos, equilíbrio da imunidade, das funções endócrinas e mentais, além de ativação de processos regenerativos. A duração do tratamento varia de acordo com a doença apresentada e com a receptividade do animal. Normalmente é realizada uma sessão de acupuntura por semana e em alguns casos duas vezes por semana. O número de estímulos necessários é adaptado em cada caso. De um modo geral indica-se um mínimo de 4 a 10 sessões.

O Centro Veterinário Pacaembu também possui profissionais especialistas em cardiologia, endocrinologia, fisioterapia, odontologia, oftalmologia, ortopedia, oncologia, e toda uma série de exames laboratoriais e de imagem. “Hoje existem diversos tipos de especialidades veterinárias. Os mais avançados são ressonância magnética, ozonioterapia, implantes de ouro nos pontos de acupuntura, tomografia computadorizada, hemodiálise e até mesmo creche enquanto o dono estiver trabalhando”, explica Adriane Heiko Tomimassu, veterinária e proprietária do Centro Veterinário Pacaembu.

Também na clínica da veterinária Elizabeth Kepecs é possível encontrar a mais moderna tecnologia a serviço da saúde dos cães.

“Os proprietários de animais cada vez mais são pessoas atualizadas, que têm acesso à internet, revistas especializadas, jornais, e que, portanto, sabem buscar a informação do que está ocorrendo com o seu bichinho de estimação. Por exemplo , hoje o cliente questiona sobre doenças como a Leischmaniose; questiona a castração de fêmeas como forma de prevenção de tumores mamários etc”, explica Elizabeth.

Todo cuidados é pouco

Entre os tratamentos que agora figuram na lista dos donos de cachorros, por exemplo, está a limpeza dentária. “Todos sabem que a saúde, tanto nossa como dos animaizinhos, começa pela boca, por isso estamos oferecendo todo um trabalho de higienização com produtos mais modernos do mercado. Talvez algumas pessoas não saibam que a doença periodontal causa perda da qualidade de vida do animal, dores localizadas, dificuldades para comer, perda de dentes, e principalmente que pode ser a causa de doenças cardíacas”, explica Nair, do Yellow Pet.

Para além da saúde física Os cães também têm problemas emocionais. Acredite ou não, os bichos também podem ficar ansiosos se sentirem sozinhos. “Uma vez que o animal se torna mais um membro da família e é tido como um “filho” ele poderá apresentar alguns problemas relacionados a comportamento”, explica Adriane, do Centro Veterinário Pacaembu. Animais que nunca são deixados sozinhos, podem começar a latir pela falta de seu dono; outros podem entrar em depressão por não fazerem alguma atividade física ou não terem a atenção necessária das pessoas com quem convivem. Outros animais podem ainda apresentar dificuldade de aprendizado ou relacionamento, por serem excessivamente protegidos por seus donos diante de outros animais. Assim, “o ideal é dosar esta relação”. “A presença, atenção e o carinho dos donos são fundamentais para a saúde dos animais, no entanto, o excesso de mimos pode prejudicá-lo”, explica Adriane. Mas para os bichinhos que estão com algum problema do tipo emocional é possível recorrer a alguns tratamentos como os florais. A Dra. Elizabeth já escreveu uma série de artigos sobre o assunto e acredita no potencial desse tratamento também para bichinhos. A homeopatia também pode ajudar em alguns casos e está disponível no Bicharada Pet Shop.BOXVou viajar, e agora?O zelo com os animais, no entanto, também está presente nos momentos da mais plena saúde. Buscar um local adequado para deixar o bichano quando for viajar é imprescindível para a saúde mental dos companhieiros de toda hora. Pensando nisso, o Bicharada Pet Shop oferece um serviço de hotel e creche (para quem não tem com quem deixar o melhor amigo no dia-a-dia). “Esse tipo de serviço é cada vez mais procurado por donos conscientes das necessidades de seus animais”, explica Flavia Kulikovsky, veterinária e proprietária do Bicharada.
Para além da saúde física
Os cães também têm problemas emocionais. Acredite ou não, os bichos também podem ficar ansiosos se sentirem sozinhos. “Uma vez que o animal se torna mais um membro da família e é tido como um “filho” ele poderá apresentar alguns problemas relacionados a comportamento”, explica Adriane, do Centro Veterinário Pacaembu. Animais que nunca são deixados sozinhos, podem começar a latir pela falta de seu dono; outros podem entrar em depressão por não fazerem alguma atividade física ou não terem a atenção necessária das pessoas com quem convivem. Outros animais podem ainda apresentar dificuldade de aprendizado ou relacionamento, por serem excessivamente protegidos por seus donos diante de outros animais. Assim, “o ideal é dosar esta relação”. “A presença, atenção e o carinho dos donos são fundamentais para a saúde dos animais, no entanto, o excesso de mimos pode prejudicá-lo”, explica Adriane. Mas para os bichinhos que estão com algum problema do tipo emocional é possível recorrer a alguns tratamentos como os florais. A Dra. Elizabeth já escreveu uma série de artigos sobre o assunto e acredita no potencial desse tratamento também para bichinhos. A homeopatia também pode ajudar em alguns casos e está disponível no Bicharada Pet Shop.

Vou viajar, e agora?

O zelo com os animais, no entanto, também está presente nos momentos da mais plena saúde. Buscar um local adequado para deixar o bichano quando for viajar é imprescindível para a saúde mental dos companheiros de toda hora. Pensando nisso, o Bicharada Pet Shop oferece um serviço de hotel e creche (para quem não tem com quem deixar o melhor amigo no dia-a-dia). “Esse tipo de serviço é cada vez mais procurado por donos conscientes das necessidades de seus animais”, explica Flavia Kulikovsky, veterinária e proprietária do Bicharada.

Fonte: Revista de Higienópolis

Leave Comment

Agende um horário

Entre em contato, para mais informações

Segunda a Sexta: 8h às 20h
Sábado: 9h às 17h

    WhatsApp chat