O perigo de ossos para cachorros

Existem no mercado diversos tipos de ossos com tamanhos, cores e materiais diferentes. Mas qual deles você pode dar ao seu cão?

Os ossinhos feito de couro e normalmente os coloridos (com corantes em sua composição) podem causar doenças alérgicas, além de intolerâncias gastro intestinais (vômitos/diarreia).

Os animais mais ansiosos podem ingerir o ossinho feito de couro de uma vez e ficar “entalados”. Ou seja, o osso fica preso no esôfago, causando falta de ar, e algumas vezes se não socorrer a tempo pode levar a morte por asfixia. Então CUIDADO COM OS OSSOS DE NÓS.

osso com nó para cachorro

Osso de nó

O material com o qual é produzido esse ossinho é muito resistente e acaba tornando a digestão do alimento um pouco mais difícil. Outro aspecto negativo são os corantes, recheados e defumados, utilizados em alguns. Quando esse tipo de alimento não faz bem ao animal, é muito comum que os cães vomitem ou tenham diarreia.

Ossinho palito para cachorro faz mal?

Alguns ossos possuem corantes em sua composição. Em cachorros mais sensíveis ao corante, quadros de alergias e coceiras acabam se desenvolvendo e até o pêlo pode começar a cair.

Ossos com corante para cachorros

Ossos de verdade, posso?

Osso bovino para cães

Não é aconselhável dar um osso que sobrou do almoço ara seus animais. Pois é no osso/ tutano que retém os temperos. Muitos dos temperos são tóxicos para animais como cebola, alho, pimenta. Podendo causar intoxicação, vômitos e diarréia.
O mesmo é válido para os ossos crus, a única diferença é que não contém os temperos, mas mesmo assim podem causar vômitos, diarreia e alergias.

Ossos de galinha, pode?

Ossos de galinha para cachorro

Ossos de galinhas, ao se quebrarem, ficam pequenos e muitas vezes pontiagudos, o que machuca o esôfago/estômago causando ferimentos graves e perfuração. Por isso dizem que osso de galinha pode matar.

Eu dou osso para meu cãozinho porque escova os dentes!

Os ossos podem fazer uma abrasão nos dentes o que ajuda a não formação da placa, mas um osso NÃO SUBSTITUI UMA ESCOVAÇÃO DIÁRIA OU NO MINIMO 3X/SEMANA.

Se você realmente não quer que seu cãozinho fique com “tártaro” ou aquele bafinho indesejável, que tal escovar os dentes com frequência ou fazer um tratamento periodontal (“limpeza nos dentes”) quando necessário. Não esqueçam que saúde começa pela boca!

Existem no mercado diversos ossinhos específicos para saúde dos dentes. Mas, novamente não substitui uma escovação.

Quantas vezes ao dia posso dar os ossinhos?

O ossinho não substitui uma alimentação, pode ser oferecido como agrado! Então 1 ou no máximo 2 por dia

Se eu não posso dar os de nós, os coloridos, os defumados, os de verdade; qual posso dar?
Eu recomendo os ossinhos palito brancos. Apesar os animais devorarem em 1 segundo, pelo menos conseguem quebrar, ingerir, ficam em pedaços pequenos, assim não vão dar dor de cabeça para os seus donos no futuro.

Leave Comment

Agende um horário

Entre em contato, para mais informações

Segunda a Sexta: 8h às 20h
Sábado: 9h às 17h

    WhatsApp chat