Acupuntura veterinária no Centro Veterinário Pacaembu

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa que consiste em introduzir finas agulhas de aço inoxidável na pele (0,25 mm) com a finalidade de estimular pontos específicos relacionados a cada órgão do corpo. Cada órgão possui um trajeto de energia que percorre o corpo, chamado de meridianos.

Esta prática antiga existe há quatro mil anos e vem sendo utilizada em animais com bastante sucesso e aceitação

Com a estimulação dos pontos, a energia que está bloqueada nos meridianos se espalha, tratando a queixa da dor e reequilibrando o funcionamento do corpo como um todo. Promovem analgesia (controle da dor aguda e crônica) e efeito antiinflamatório, recuperação motora (reabilitação da locomoção), regulação das funções de órgãos internos, equilíbrio da imunidade, das funções endócrinas e mentais, além de ativação de processos regenerativos.

Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida.

A duração do tratamento varia de acordo com a doença apresentada e com a receptividade do animal.

Normalmente é realizada uma sessão de acupuntura por semana e em alguns casos duas vezes por semana. O número de estímulos necessários é adaptado em cada caso. De um modo geral indica-se um mínimo de 4 a 10 sessões. Algumas doenças crônicas precisam de uma manutenção que varia individualmente (quinzenal, a cada 3/4 semanas ou mais).

Os indicadores do tratamento são a evolução clínica (melhora ou piora do quadro) e exames complementares de acompanhamento que podem ser solicitados pelo veterinário responsável ou pelo acupunturista veterinário.

As aplicações são feitas com o animal em pé ou deitado e com a ajuda do dono, e sem a necessidade de sedação ou tranquilização química. Raramente o animal não permite a inserção de agulhas, caso isto ocorra há outras técnicas que podem ser utilizadas. Muitas vezes na primeira aplicação o animal fica um pouco mais agitado, mas com as outras sessões eles acabam ficando mais calmos e acostumados, devido ao bem estar que ocorre após a acupuntura.

As principais doenças ou alterações encaminhadas para o tratamento integrado com a acupuntura (MTC) são:

  • Distúrbios da Coluna Vertebral: paralisias ou paresias por hérnia de disco, cinomose, AVC, trauma medular, osteoartrose, espondiloses
  • Displasia coxo-femoral
  • Dores agudas ou crônicas
  • Distúrbios comportamentais: hiperatividade, medo, depressão, ansiedade, entre outros
  • Incontinência urinária
  • Imunomodulação: dermatopatias (otite crônica; piodermites recidivantes), neoplasias (quimioterapia); – Disfunções de órgãos como: constipação, nefropatia, cardiopatia, hepatopatia, distúrbios gastrointestinais (vômitos, diarréia crônica)
  • Geriatria: associação de diversas alterações e processos dolorosos ou degenerativos
  • Desordens de fertilidade
  • Pós-operatório

É importante antes de encaminhar à acupuntura, o diagnóstico correto da doença do animal, pois alguns processos são irreversíveis. Muitas vezes não há cura total do paciente, mas sim a melhora da qualidade de vida, sendo um objetivo cada vez mais frequente na medicina veterinária. Muitas vezes consegue-se diminuir a dose e número de medicações e desta forma diminuir os efeitos colaterais dos mesmos.

Agende um horário

Entre em contato, para mais informações

Segunda a Sexta: 8h às 20h
Sábado: 9h às 17h

    WhatsApp chat