Saiba como viajar com o seu cão ou gato de avião

Saiba como levar o seu pet de avião para o exterior

Você sabia que para embarcar para qualquer lugar da Europa e Ásia são necessários:

  •  Atestado de sorologia de raiva (caso nunca tenha coletado, o pet só poderá embarcar após 90 dias da data da coleta)
  • Microchipagem reconhecida mundialmente
  • Vacina antirrábica em dia (e 30 dias antes da coletada da sorologia de raiva)
  • Atestado de saúde emitido por um Médico veterinário com validade de 10 dias antes do embarque
  •  Guia de trânsito internacional com validade de 5 dias antes do embarque

Países da América do Sul e Central, os documentos são um pouco diferentes.

Quer saber mais? Assista ao vídeo que a dra. Adriane fez sobre o tema e boa viagem!

 

Castração de cães e gatos

CASTRAÇÃO EM GATOS:

A importância da castração

Quantas vezes você já não viu aquela vizinha dizer que a sua gata deu cria novamente? Quantas vezes andou pelas ruas e viu um cãozinho abandonado? Pois é, isso poderia ser evitado se cada um castrasse o seu bichinho e cuidasse dele direito.

É lindo ver filhotinhos de cachorros e gatos. É ótimo quando se consegue doar todos eles. Mas você já pensou que são mais animais no mundo, onde existem milhões sofrendo de abandono? Não pense duas vezes, castrar é preciso.

Por que castrar?

Ao castrar um animal, você não está impedindo que outros nasçam, você está salvando seres vivos de sofrimento e morte!

Uma gata não castrada e seus descendentes pode ser responsável por 420 mil novos gatinhos em um período de 7 anos. Da mesma forma, uma cadelinha pode gerar 64 mil filhotes nesse período. Definitivamente não existem lares responsáveis para todos.

A castração não serve só para evitar que nasçam filhotes. Ao serem esterilizados, os animais têm menos vontade de sair por aí e, portanto, menor chance de serem atropelados ou maltratados. Ficam mais caseiros, deixam de brigar e, assim, correm menos risco de serem infectados por doenças transmitidas pelo ato sexual e por mordidas.

Outros problemas de comportamento, como a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados. O risco dos animais desenvolverem certos cânceres em idade avançada é bastante reduzido com a esterilização. Além disso, os animais vivem mais contentes por viverem sem a frustração que é não poder realizar seu desejo sexual de imediato.

Desculpas furadas

"Meu animal vai ficar gordo" - vai sim, mas só se ele não se exercitar e tiver uma alimentação inadequada.

"Não quero impedir o milagre da vida" - então vá a um abrigo de animais e veja como a vida é triste lá dentro.

 

CASTRAÇÃO EM CÃES MACHOS:

Por que castrar um cão macho?

Dois dos principais motivos para a castração de cão macho são evitar a sua fuga e diminuir a possibilidade de brigas com outros cães. Os cães utilizados em terapia ocupacional (p. ex., cães-guia para cegos ou deficientes) e cães de abrigo também costumam ser castrados.

Algumas vezes, a castração é inevitável por razões médicas (p. ex., não descida dos testículos para a bolsa escrotal).

Quando castrar um cão macho?

Em geral, a castração é realizada imediatamente antes da puberdade, entre 7 e 10 meses de vida. Os cães de porte grande e gigante tendem a atingir a puberdade mais tarde que os de porte menor; por essa razão, os primeiros têm uma idade um pouco mais avançada quando castrados.

A castração precoce ajuda a evitar comportamento sexual. O cão se sentirá menos atraído por fêmeas no cio e, portanto, ficará menos tentado a montá-las ou a urinar para marcar território.

Como castrar um cão macho?

A retirada cirúrgica dos testículos constitui o método mais frequente de castrar um cão macho. Em alguns casos raros, os testículos são mantidos intactos, mas os túbulos seminíferos, ocluídos. Essa solução é adotada quando se deseja evitar a reprodução, sem modificar o comportamento do cão (p. ex., para cães de trabalho). Nos testículos, são produzidos os hormônios. Por acreditarem que a falta deles pode gerar algum distúrbio comportamental, alguns veterinários fazem uma espécie de vasectomia, mantendo os testículos. No entanto, isso é bem raro no Brasil. Em nosso país, a castração consiste basicamente na remoção dos testículos.

Onde castrar um cão macho?

A castração é um procedimento cirúrgico que sempre deve ser efetuado por Veterinários em uma clínica veterinária com utilização de Anestesia Inalatória

Castração e saúde

Estudos recentes revelam que a expectativa de vida dos cães castrados é maior do que para os inteiros. Os cães machos castrados, em geral, vivem aproximadamente 14% a mais

É mais provável que um cão castrado ganhe peso quando comparado a um cão inteiro. Por esse motivo, a dieta e a atividade física do macho canino devem ser rigorosamente controladas para mantê-lo em boa forma. A mensuração frequente do peso e/ou a avaliação regular da condição corporal ajudarão a garantir que o peso dele não aumente. Desta forma é recomendado o fornecimento de uma dieta especial com restrição calórica, como por exemplo, uma dieta de manutenção com diminuição da quantidade diária de energia adaptada para cada animal.

Quando um cão é castrado quando adulto, seu comportamento não é necessariamente alterado. Como regra, a castração não é uma solução adequada para tratar distúrbios comportamentais, a menos que o cão seja particularmente agressivo diante de outros cães.

 

CASTRAÇÃO EM CADELAS:

Por que castrar uma cadela?

Uma das principais razões para a castração de uma cadela é evitar o aparecimento de cio duas vezes ao ano. A castração também ajuda a evitar ninhadas indesejadas e diminui o risco de fuga da cadela ou a atração de um grande grupo de cães machos durante um passeio, por exemplo. Os cães utilizados em terapia ocupacional (p. ex., cães-guia para cegos ou deficientes) e cães de abrigos costumam ser castrados. Algumas vezes, a castração é inevitável por razões médicas (p. ex., infecções uterinas).

Quando castrar uma cadela?

Na Europa, os veterinários tendem a castrar as cadelas imediatamente antes do primeiro cio, entre 6 e 9 meses de vida. Os cães de porte grande e gigante tendem a atingir a puberdade mais tarde que os de porte menor; por essa razão, os primeiros têm uma idade um pouco mais avançada quando castrados.

No Brasil, os veterinários também indicam a castração das cadelas antes do primeiro cio, normalmente a partir dos 4 meses de idade.

Como castrar uma cadela?

A castração é um procedimento cirúrgico que sempre deve ser efetuado por Veterinários em uma clínica veterinária. No Brasil, a castração de fêmeas consiste na remoção do útero e dos ovários.

Controle o peso corporal após a castração

Além de uma cadela castrada ser mais propensa ao ganho de peso, o risco de obesidade é mais alto nas fêmeas do que nos machos. Por esse motivo, a dieta e a atividade física da cadela devem ser rigorosamente controladas para mantê-la em boa forma. A mensuração frequente  do peso e/ou a avaliação regular da condição corporal ajudarão a garantir que o peso dela não aumente.

Acredita-se que os cães castrados precocemente exerçam um autocontrole mais eficiente sobre seu consumo alimentar. Desta forma, é altamente recomendado o fornecimento de uma dieta com restrição calórica, como por exemplo, uma dieta light ou uma dieta de manutenção com diminuição da quantidade de energia diária adaptada para cada animal.

Castração e saúde

Estudos recentes revelam que a expectativa de vida dos cães castrados é maior do que para os inteiros (não castrados). As cadelas castradas, em geral, vivem aproximadamente 26% a mais.

Se a cadela for castrada precocemente, ela ficará protegida contra tumores mamários.
A castração de uma fêmea antes dos 3 meses de vida não é recomendada por causa dos riscos de desenvolver incontinência urinária no futuro. A castração precoce (antes do primeiro cio) pode ajudar a limitar o desenvolvimento de infecções uterinas e tumores mamários, o que é comum em cadelas.

Quando filhotes é necessário fazer uma sequência vacinal para adquirir imunidade a certas doenças infecto-contagiosas.
Os adultos também devem ser vacinados, diferentemente de filhotes, esses devem tomar somente 1 dose de cada vacina, 1 vez ao ano, como preventivo dessas doenças infecciosas.
As vacinas de cães são diferentes das vacinas de gatos. Segue abaixo as vacinas que cada animal deve tomar:

Vacinas para Cães:

• Vacina V8 ou V10 (3 doses quando filhote): protege contra cinomose, parvovirose, coronavirose, adenovirose tipo 2, parainfluenza, hepatite e leptospirose (2 cepas)
• Vacina Anti-rábica (1 dose quando filhote): protege contra a raiva, que é uma zoonose, ou seja , pode acometer o humano.
• Vacina Bronqui-shield III (1 dose quando filhote) ou Pneumodog (2 doses quando filhote): protege contra a Traqueobronquite Infecciosa Canina. A Bronqui-shield III é uma vacina intra-nasal, ou seja, o animal fica livre das picadas das injeções e possui 1 sorotipo a mais que a Pneumodog. Protege contra Adenovírus tipo 2, Parainfluenza canina e Bordetella bronchiseptica.
• Vacina contra Giardia (2 doses quando filhote): Protege contra Giardíase, que é um protozoário intestinal e pode ser transmitida ao homem.
• Vacina contra Leptospirose: protege contra 4 sorotipos de Leptospirose, deve ser feita em animais de áreas endêmicas ou que tenham acesso a parques, gramados e quintal. Deve ser feita 6 meses após a V8 ou V10.

Vacinas para Gatos:

• Quádrupla (3 doses quando filhotes): protege contra Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia e Clamidiose
• Quíntupla (3 doses quando filhotes): protege contra Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia, Clamidiose e Leucemia.
• Vacina Anti-rábica (1 dose quando filhote): protege contra a raiva, que é uma zoonose, ou seja , pode acometer o humano.

****OBS.: O Médico Veterinário que irá determinar quais são as vacinas mais indicadas para o seu animalzinho.

Agende um horário

Entre em contato, para mais informações

Segunda a Sexta: 8h às 20h
Sábado: 9h às 17h

    WhatsApp chat