Alergia em cães

Meu cão lambe muito as patas… Pode ser stress?

Não! O stress não causa coceira nos pets. Pode agravar um quadro alérgico, onde o cachorro já apresenta coceira, principalmente em região interdigital (entre os dedos), mas o stress nunca é o causador do prurido!

Normalmente, quando a queixa principal do tutor é a coceira (prurido) do pet, pensamos em duas principais dermatopatias pruriginosas: dermatites alérgicas ou escabiose (sarna).

Dermatite canina: sintomas

Os cães alérgicos se coçam muito, provocando lesões na pele decorrente do auto traumatismo, remoção dos pelos e muitas vezes apresentam infecções bacterianas secundárias (pápulas, pústulas, crostas).

O importante é identificar a causa da alergia. O médico veterinário fecha o diagnóstico por eliminação, uma vez que os sintomas são muito parecidos entre eles.

Dermatite Canina - CVP

Quais são as principais dermatites caninas?

As principais dermatopatias alérgicas são:

  • DAPE (Dermatite Alérgica a Picadas de Ectoparasitas): pulgas e carrapatos;
  • HA (Hipersensibilidade Alimentar): proteína da alimentação;
  • Dermatite atópica: substâncias que estão no ambiente (ácaro de poeira doméstica, esporo de fungo, pólen de plantas, entre outras).

Dermatite canina tem tratamento?

Sim. O primeiro passo é fazer um controle rigoroso para pulgas e carrapatos. O fato do tutor não encontrar ectoparasitas no cão, não descarta a possibilidade de eventualmente o animal tomar picada.

Depois, caso o animal continue se coçando, o recomendado é fazer uma dieta restritiva, conhecida por dieta de eliminação por, no mínimo, 60 dias.

Essa dieta pode ser feita com rações que contém proteína hidrolisada ou mesmo com dieta caseira, onde é oferecido ao cão uma fonte proteica que ele não tem ingerido antes, como por exemplo, carne de coelho ou suína.

Como é feito o diagnóstico da dermatite canina?

Só após excluir pulgas e carrapatos e fazer a dieta podemos fechar o diagnóstico de Dermatite Atópica.

A dermatite canina tem cura?

Sim. A Dermatite Atópica requer um acompanhamento veterinário rotineiro. Na maioria das vezes, é necessário medicação de uso contínuo para mantermos o bem estar do animal com segurança.

Só o Médico Veterinário será capaz de fazer a triagem, fechar o diagnóstico e orientar o melhor tratamento para que seu pet viva feliz e saudável!

 

ANTES DO TRATAMENTO

 

DEPOIS DO TRATAMENTO

 

Texto e imagens: Dra. Fabiana Zerbini, veterinária dermatologista do Centro Veterinário Pacaembu

Leave Comment

Agende um horário

Entre em contato, para mais informações

Segunda a Sexta: 8h às 20h
Sábado: 9h às 17h

    WhatsApp chat