Existem alguns animais que têm oclusão errada, mas nem todos podem usar aparelho de dentes. Isso mesmo que você acabou de ler: aparelho de dentes! Qualquer cachorro ou gato pode usar aparelho de dente, dependendo do seu temperamento e problema apresentado.
Se o seu animal é daqueles com temperamento difícil, bravos, morde tudo o que vê pela frente, é certo que esse jamais poderá usar o aparelho, pois irá quebrá-lo no instante em que voltar da anestesia geral.
Já se o seu animal é dócil e a oclusão (mordida) está atrapalhando sua qualidade de vida, ou seja, quando o dente está fora da sua posição, causando trauma na gengiva ou no céu da boca, comunicando-se com o nariz; ou quando a mordida faz com que o dente se desgaste, ocasionando uma inflamação na polpa (parte interna do dente), dor e/ou fratura dental; ou está facilitando o acúmulo da placa bacteriana levando a inflamação da gengiva e posterior perda dos dentes; ou quando há dificuldade de mastigação e apreensão dos alimentos. Ele pode ser um candidato a ortodontia.
Os aparelhos utilizados nos animais são um pouco diferentes dos utilizados nos humanos. Dificilmente vamos utilizar brackets, fios ortodônticos e elásticos, pois os animais têm dentes muito pequenos, como também, a maioria não tem um comportamento 100% calmo. Por isso utilizamos aparelhos fixos que podem ser passivos (plano inclinado) ou ativáveis (expandores).
Um tratamento ortodôntico dura em média 3 a 4 meses, pois precisamos levar em consideração o movimento do maior número de dentes possível, em um menor espaço de tempo com um único aparelho.
Consulte sempre um especialista para melhor avaliação odontológica de seu animal de estimação.