Uma rotina de banho e tosa faz toda a diferença na vida do seu cachorro, além de deixá-lo feliz, cheiroso e com boa aparência.
Antes de mais nada é preciso saber que esse hábito é fundamental para a saúde e higiene de seu pet. Pulgas, carrapatos, bactérias e até doenças de pele podem ser evitados ou amenizados com o banho e tosa. Mas lembre-se de que o procedimento precisa ser executado por profissionais capacitados.
Saiba mais sobre o assunto em nosso artigo, e descubra como deixar o seu melhor amigo limpinho e protegido.
Muito além da beleza
É claro: ver o seu pet limpinho, cheiroso e penteado é sempre uma delícia. O banho e tosa, no entanto, vai muito além de uma questão de boa aparência.
O hábito de tomar banho regularmente – ainda mais no verão, quando o calor é intenso – é vital para a saúde e bem-estar do seu bichinho, protegendo-o de diversos problemas.
Alguns deles são:
- Pulgas e carrapatos: uma higiene regular significa um cão mais protegido contra esses parasitas.
- Infecções no ouvido: orelhas limpas são orelhas livres de infecções.
- Sujeira e pele morta: mantém a pelagem do seu cão saudável e livre de sujeira, células de pele e caspa.
- Complicações nas unhas: unhas longas causam desconforto no seu pet. Deixe que um profissional capacitado corte-as e evite problemas.
Banho e tosa: principais cuidados
Leve sempre em consideração as características do seu cachorro na hora de levá-lo para tomar banho.
Tutores de cachorros de pelo comprido, precisam ficar mais atentos por exemplo. Isso porque a pelagem longa demora mais para secar, favorecendo assim o nascimento de fungos e bactérias. Da mesma forma o mesmo vale para cachorros de dupla pelagem, que necessitam de cuidados especiais com a tosa.
Então, nos casos acima, o recomendado é uma frequência quinzenal de banho e tosa.
Quando falamos de cachorros de pelo curto, os cuidados são menores. Mas cuidado: dar banho em excesso, por exemplo, pode fazer mal ao seu cão.
Você deve levar em conta alguns outros fatores para saber a frequência dos banhos: seu melhor amigo sai muito ao ar livre? Tem contato com outros cães? Sobe muito no sofá ou na cama?
Tudo isso interfere na hora de escolher os períodos de banho e tosa.
Para saber mais sobre a frequência de banho do seu pet, assista ao nosso vídeo onde a Dra. Thaís, uma das veterinárias do Centro Veterinário Pacaembu, explica mais sobre o assunto.
O profissional do banho e tosa.
O banhista e tosador é o profissional responsável, na clínica veterinária, por cuidar da higiene do seu cãozinho. É ele quem dá banho, limpa os ouvidos, corta as unhas e os pelos do animal, entre outros serviços ligados à higienização.
Dependendo da sua capacitação, esse profissional também oferece serviços como massagem terapêutica, hidratação, tratamento de pelagem, entre outros.
Então, a dica é: tenha um banhista e tosador de confiança, que conheça as particularidades do seu pet e saiba como tratá-lo da melhor forma possível.
Enfim agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal agendar um horário para embelezar e higienizar o seu pet?
No Centro Veterinário Pacaembu, nós oferecemos um serviço completo de banho e tosa, com profissionais capacitados para cuidar do seu cãozinho.
Nosso especialista em banho e tosa Roberto Farias, é um profissional experiente que atua há 15 anos nessa área. Com experiência em cães, gatos, animais silvestres, coelhos e porquinhos da índia, utiliza produtos hipoalergênicos, além de muito cuidado e paciência principalmente com cães idosos e filhotes, garantindo assim o melhor serviço de banho e tosa da região.
Entre em contato conosco e agende o seu banho e tosa! E se gostou do artigo, deixe o seu comentário e compartilhe.