Cães que vivem nas ruas têm mais chances de ter bicheiras

Bicheira em cachorros. Já ouviu falar?

Imagine o seguinte: um dia, brincando com o seu cachorro dentro de sua casa, você nota uma pequena ferida no dorso do seu melhor amigo.

Num primeiro momento, você não dá muita bola e acha que é só um machucadinho. Mas o tempo passa e a ferida, em vez de melhorar, piora. Aumenta de tamanho e começa a exalar um odor forte.

O seu cachorro começa, então, a apresentar outros sintomas. Perda de apetite e de peso, dor e incômodo visíveis, peritonite, entre outros. Enquanto isso, a lesão na pele se espalha.

Fique atento: esses são sinais típicos da bicheira. E seu pet pode estar contaminado.

Tristeza, perda de peso e dores: sintomas de bicheira em cães

Bicheira em cachorros: o que é?

Bastante dolorosa, a bicheira – ou miíase – é causada pela presença de larvas de moscas em órgãos e/ou tecidos do animal. Uma vez alojados, os parasitas passam a comer os tecidos vivos e mortos do cão.

Geralmente, a doença está relacionada às condições precárias de higiene no ambiente em que o animal vive. Por esse motivo, é mais frequente em cães e gatos de rua. Mas isso não quer dizer que você pode ser descuidado: animais criados em casa ou em apartamentos também estão sujeitos ao problema.

Cães que vivem nas ruas têm mais chances de apresentar bicheiras

Embora, à primeira vista, a bicheira em cachorros assuste os tutores, a doença possui tratamento. Felizmente, o prognóstico é quase sempre positivo e o pet se recupera rapidamente.

Como identificar?

Num primeiro momento, a miíase pode ser confundida com sarnas ou dermatite canina. Os sintomas, porém, logo se distinguem.

Com certeza, o sinal mais característico da bicheira em cachorros é a lesão ulcerativa na pele. O machucado, causado pelas larvas alojadas, tende a crescer e se espalhar se não tratado corretamente. Costuma também exalar um odor forte e fétido. Assim, é possível que o tutor identifique a miíase a olho nu.

Existem, no entanto, outros sintomas. Entre eles:

• Tristeza aparente
  • Perda de Peso
  • Perde de apetite
  • Dor
  • Irritabilidade
  • Cegueira (quando as larvas se alojam nos olhos) e surdez (quando se alojam nos ouvidos)

Por isso, ao identificar qualquer um dos sintomas acima, corra com o seu pet para o veterinário. O que, aliás, nos leva ao próximo tópico:

O meu pet está com bicheira. E agora?

Calma. Como dito anteriormente, embora a bicheira em cachorros assuste por sua aparência, ela possui um tratamento relativamente simples.

O primeiro passo após identificar a doença, é correr com seu pet à uma clínica veterinária.

Na clínica, o veterinário irá retirar, com o auxílio de uma pinça, as larvas alojadas. Para isso, seu cachorro deverá estar anestesiado e, dependendo do tamanho da lesão, sedado.

O profissional também irá limpar a ferida e receitar algum antibiótico ou larvicida para concluir o tratamento.

Ao identificar a bicheira em seu pet, corra com ele para uma clínica veterinária

Prevenção da bicheira em cachorros

O melhor remédio: mantenha o ambiente do seu pet sempre limpo e a higiene do cãozinho em dia, fazendo uma limpeza regular no lugar onde ele vive. A miíase pode ser tratada, sim, mas é melhor nem dar chance para ela aparecer, certo?

Quer saber mais? Assista abaixo ao vídeo sobre bicheira com a Dra. Adriane Tomimassu, veterinária do Centro Veterinário Pacaembu.

Achou o artigo interessante? Tem alguma dúvida? Deixe pra gente nos comentários e continue ligado para não perder nenhuma dica!