Você sabia que chocolate é um alimento altamente perigoso para cães e gatos? Nesse vídeo a dra. Thais te explica o motivo.
Chocolate para cachorro e gato: por que não posso dar?
Em relação aos gatos não precisamos nos preocupar tanto, já que o gato quase não sente o gosto de doce na boca, então é mais difícil eles se interessarem por chocolate.
Já no caso dos cães, muitos deles pedem chocolate para os seus tutores, e é aí que temos um problema: o chocolate tem uma substancia chamada teobromina que é parente da cafeína.
Essa substância no organismo dos pets faz com que eles tenham arritmia, que o coração bata muito mais rápido, com taquicardia. A teobromina também aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. Faz com o que o pet fique hiperativo e até tenha convulsões e tremores pelo corpo.
A intoxicação e os sintomas vão depender da dose de chocolate que o cão ou gato ingeriu, do tamanho do pet e do tipo de chocolate.
O chocolate amargo é o que possui maior quantidade dessa substancia, por isso é o mais nocivo aos animais.
Um exemplo de comparação: se um husky siberiano comer 1kg de chocolate amargo, ele sofre intoxicação. Já um gato, que pesa entre 4 a 5kg, se comer 100g de chocolate meio amargo ou amargo, já poderá ficar intoxicado.
Portanto a intoxicação vai depender muito do tamanho do animal. Para um chocolate ao leite, chocolate branco, a dose tem que ser maior, pois eles tem menos concentração de teobromina. Para um husky siberiano começar a ter sintomas de intoxicação, ele teria que comer 5kg de uma vez desse tipo de chocolate.
Além desses sintomas mais serios e graves, qualquer coisa que os animais comem, que seja diferentes da sua alimentação normal – inclusive o chocolate – pode causar vômitos e diarréia .
Portanto resista à carinha do seu pet, e não dê chocolate para ele!