Hoje vamos falar um pouco sobre viagem internacional com cães e gatos.
Devido a esse periodo em que estamos passando, com o isolamento social por conta da pandemia da covid-19, o Ministerio da Agricultura de muitos países mudaram a documentação necessária para o embarque e desembarque de pets tanto do Brasil para o exterior, quanto do exterior para o Brasil. Até mesmo os embarques nacionais, ou seja, entre estados brasileiros, possui um novo protocolo.
Como os protocolos podem ser mudados de um dia para o outro, sem aviso prévio, a recomendação é que os tutores acessem o site do Ministerio da Agricultura e Pecuaria do Brasil, e visualizem os documentos necessários e quais são as obrigatoriedades para cada país de destino.
Comece a preparar a documentação de seu cão ou gato com no mínimo 6 meses de antecedência da viagem.
Alguns países da Europa, e até mesmo o Japão, tem por lei a obrigatoriedade de se ter uma titulação de raiva, e isso precisa ser realizado 90 dias antes do embarque. Essa titulação pode ser realizada em laboratórios específicos.
Nós do Centro Veterinário Pacaembu explicamos o passo a passo para o tutor poder viajar com o seu pet. Também realizamos a sorologia de titulação de raiva e toda a documentação necessária para que seu o cão ou gato tenha uma viagem tranquila e segura.
Então não se esqueçam:
- preparação de documentação com 6 meses de antecedência,
- entrar no site do Ministerio da Agricultura e Pecuaria do Brasil, pra verificar os documentos atuais e necessários para o embarque
- fazer a titulação de raiva 90 dias antes do embarque.
Boa viagem e se cuidem!