cachorro cardiaco

Saiba agora como descobrir se o seu cão possui algum problema cardíaco.

Como saber se meu pet tem algum problema no coração?

Um cachorro cardíaco pode apresentar alguns dos sintomas a seguir: tosse, desmaio, emagrecimento, aumento do volume intestinal, língua roxa, dentre outros. Além disso ele pode ter dificuldade em realizar atividades físicas.

Se o seu pet apresentar qualquer um desses sintomas, procure um veterinário, preferencialmente um especialista cardiologista.

Sopro no coração em cachorro é grave? Quais são os sintomas? Tem tratamento?

Um sopro cardíaco pode levar o cão a óbito? Sim, o sopro cardíaco não tratado, pode realmente levar o pet a óbito. Mas o que é um sopro no coração?

Um sopro no coração, também conhecido como sopros cardíacos, é um som anormal que um veterinário pode detectar ao escutar o coração de um cão com um estetoscópio. É importante notar que um sopro no coração não é uma doença em si, mas sim um sinal de que algo pode estar errado com a função cardíaca do cão.

Ele pode ser caracterizado como uma espécie de “turbulência do sangue” durante a passagem das válvulas do coração.  Portanto, ao realizar essa passagem do sangue pelas válvulas, há a emissão de um som parecido com um sopro. 

Sopros cardíacos são classificados em diferentes graus, dependendo de sua intensidade. Eles podem variar de leves e inofensivos a graves e indicativos de problemas sérios. Algumas das causas possíveis de sopros cardíacos em cães incluem: defeitos congênitos, infecções cardíacas, hipertensñao, doenças da tireoide, doenças que afetam o músculo cardíaco, dentre outras.

Se o seu cão for diagnosticado com um sopro cardíaco, o veterinário cardiologista provavelmente irá realizar exames adicionais, como radiografias torácicas, ecocardiogramas e exames de sangue, para determinar a causa do sopro e avaliar a saúde geral do coração do animal.

O tratamento dependerá da causa do sopro e da gravidade da condição. Em alguns casos, nenhum tratamento específico pode ser necessário, enquanto em outros casos, medicamentos ou procedimentos cirúrgicos podem ser indicados.

É muito importante ter um acompanhamento de um veterinário cardiologista para monitorar a saúde de seu cão, para garantir a ele uma boa qualidade de vida e bem-estar.

 

Meu cão tem problema cardíaco. Ele pode fazer cirurgias?

Sim, o seu cão poderá realizar procedimentos cirúrgicos, caso seja um cão cardíaco. Porém, antes de realizar qualquer cirurgia, é necessário fazer exames pré-cirúrgicos cardíacos, dentre eles: ecocardiograma, eletrocardiograma, pressão arterial. 

Com o resultado desses exames, o veterinário responsável pela cirurgia, o anestesista e o cardiologista, irão avaliar se o cão estará apto a realizar o procedimento cirúrgico. Essa triagem através dos exames, deverá ser adotada para qualquer procedimento cirúrgico, seja um tratamento periodontal ou cirurgias mais invasivas.

Se o anestesista, o veterinário responsável pela cirurgia e o cardiologista notarem que há alguma alteração que impeça o procedimento cirúrgico, o pet deverá realizar uma consulta com um veterinário especialista em cardiologia, para que este possa avaliar mais detalhadamente os exames e medicar o cão de forma eficaz.

 

 

Imagem: Freepik

Leave Comment

Agende um horário

Entre em contato, para mais informações

Segunda a Sexta: 8h às 20h
Sábado: 9h às 17h

    WhatsApp chat