Você vai receber um pet novo em casa? Não sabe por onde começar? Como preparar o ambiente? A dra. Adriane te dá algumas dicas nesse vídeo!
Se você for receber um novo cão ou gato em sua casa, seja adulto ou filhote, você precisa preparar bem o ambiente, para que o seu novo pet tenha uma adaptação tranquila.
CÃES
COMO ENSINAR O LUGAR CERTO PARA O XIXI E COCÔ
No caso dos cães, a recomendação é que no início, você delimite um espaço para ele. Ou seja, ele não terá acesso imediato a todos os cômodos de sua casa ou apartamento.
Isso porque, num primeiro momento, se ele ficar solto pela casa inteira, poderá fazer xixi ou cocô em lugares aleatórios para demarcar território.
Para ensinarmos o lugar certo para as suas necessidades, precisamos então deixá-lo em um espaço reduzido da casa.
Assim, a primeira coisa que você precisa definir é: onde será o lugar do xixi e cocô do meu cão?
Nesse espaço escolhido – se for um banheiro ou lavanderia – você deve cobrir um lado com jornal. No lado oposto você deixará a caminha e os potes de água e comida.
Com essa configuração, toda vez que o cachorro for fazer xixi e cocô no lugar certo, você faz “festa” para ele, incentivando positivamente a ação dele. Esse “agrado” pode ser feito através de carinho, ou uma frase de incentivo como: “muito bem!”, ou oferecendo um alimento que ele goste.
Cuidado com os petiscos. Existem muitos petiscos de má qualidade no mercado, portanto a recomendação é sempre comprar petiscos de boa qualidade, feitos de alimentos naturais, ou então, oferecer a própria ração ao animal, como forma de recompensa pela ação desejada.
Se o cão errar o lugar, chame a atenção dele, direcionando-o ao lugar correto, sem precisar brigar, gritar ou puni-lo.
Se após um certo tempo, você se der conta de que ele errou o lugar – sem você ter presenciado – não adianta chamar a atenção de seu animal, pois ele não vai entender o motivo da sua frustração. Você só poderá chamar a atenção de seu cão e direciona-lo ao lugar correto, no momento em que ele estiver praticando a ação indesejada. Caso contrário, ele ficará confuso e não entenderá o que deverá ser feito.
Se você preferir usar tapete higiênico ao invés de jornal, você poderá fazer a troca gradativamente, após ele aprender o lugar correto para as suas necessidades.
Lembre-se: os potes de água e comida, assim como a caminha, precisam estar afastados do lugar onde será o banheiro deles.
Na medida em que ele for acertando o lugar do xixi e cocô, você vai aumentando o acesso dele à sua casa, até o momento em que ele terá total acesso aos ambientes.
Esse processo pode demorar alguns dias, mas é preciso ter muita paciência com o seu cão, já que por instinto, eles nasceram para fazer as suas necessidades na grama.
Um ambiente como a nossa casa/apartamento, é algo muito diferente para eles, e por isso eles precisam de tempo para se acostumarem. Seja paciente e tudo dará certo!
ALIMENTAÇÃO
Já em se tratando da alimentação, a recomendação é que ela seja regrada. Se você ofereceu a comida e ele comeu, tudo bem. Porém, se ele não comer quando lhe foi oferecido, o ideal é retirar o potinho. Assim ele só irá comer novamente na próxima refeição.
Isso é importante para que ele entenda o momento certo da refeição, e que tenha horários definidos.
A água deverá ser fresca e oferecida à vontade; o potinho de água deverá ser limpo várias vezes ao dia.
GATOS
A adaptação dos gatos costuma ser mais fácil do que dos cães, quando se trata de ensinar o local correto para o xixi e cocô.
Você só deve colocar a caixa de areia no local desejado, que eles por instinto, já saberão que ali é o lugar certo para as suas necessidades.
A caixa de areia precisa ser limpa todos os dias, para evitar qualquer doença ou que ele deixe de fazer suas necessidades, por não ter um local limpo.
O pote de água e de ração deverão estar bem afastados da caixa de areia. Esse detalhe é muito importante para os gatos.
A alimentação também deve ser regrada. Café da manhã, almoço e jantar. Se comeu todo o alimento, tudo bem. Porém se não comeu. deve-se tirar o pote de ração.
A água deverá ficar á vontade e ser fresca.
Arranhador é um item imprescindível para quem tem gatos. Além de ser importante para eles, vai evitar que seus móveis sejam arranhados.
Rede de proteção também é um item de total prioridade para quem vai ter um gato. Gatos gostam de escalar paredes, e pular de janelas. Para evitar acidentes que podem ser fatais, é fundamental que um tutor de gatos, faça uso de redes de proteção em sua casa ou apartamento.