Falta de cuidado por parte dos donos pode levar cães e gatos a contrair viroses.

Animais devem ser vacinados todos os anos. A partir dos três meses, cães e gatos, sem exceção, devem ser vacinados contra raiva uma vez por ano, incluindo lactantes, cadelas prenhas ou no cio. Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua.

“As vacinas são imprescindíveis para manutenção da saúde do animal. Atualmente, a raiva está sob controle, até por conta da eficiência das campanhas realizadas pelo governo, mas é preciso destacar que o mais importante para a saúde do animal são as vacinas V8 e V10 para cães, e a V3, V4 e V5 para gatos, que imunizam contra doenças que estão cada vez mais comuns, como a cinomose e a parvorvirose” explica a veterinária Adriane Tomi.

Segundo Adriane, as pessoas ainda pensam que a única vacina necessária é contra a raiva, mas não é bem assim, porque essas viroses estão em alta e podem ser fatais.
O ideal é aplicar três doses a cada 30 dias, para filhotes, e para adultos, uma vez por ano, junto com a vacina contra a raiva.

A falta de conscientização dos donos é apontada como um dos maiores problemas para a saúde dos animais. “Sinceramente, as pessoas não têm consciência da importância da vacinação. Em meu hospital veterinário, no Pacaembu (Zona Oeste), atendo pessoas de todas as classes sociais que, na maioria dos casos, não são bem informadas e, quando perguntadas, respondem que já vacinaram contra a raiva e nem sabem das demais vacinas.” De acordo com Adriane, os donos de gato então, são menos preocupados ainda, alegam que o animal não dá trabalho, porque vive trancado no apartamento e não tem contato com ninguém. Mas aí é que está o problema, as pessoas não devem esquecer que elas entram em contato com pessoas em diversos ambientes, e que quando voltam para casa, podem levar vírus e bactérias para seus pets indefesos.

Fonte: Metro News.