Em que momento devemos vacinar os cães? Quais são os tipos de vacinas que eles precisam tomar, e com que frequência? A dra. Adriane te explica nesse vídeo. Assista!

Vacinar o seu cão é muito importante para a prevenção de diversas doenças que podem ser fatais.

Existem 4 tipos de vacina importantes para o seu cão:

  1. V10
  2. vacina da gripe
  3. vacina da giárdia
  4. vacina da raiva

Os cães filhotes precisam de um protocolo de vacinação mais rigoroso porque, por serem tão jovens eles ainda não tem imunidade nenhuma no organismo.

Assim, eles vão precisar tomar 3 doses da V10, 2 doses da vacina de gripe, além de 1 dose da vacina contra giárdia – protozoário intestinal que é uma zoonose, ou seja, também passa para os humanos – e 1 dose contra a raiva.

O protocolo de vacinação de filhotes começa com os seus 60 dias de vida. Assim podemos associar 2 vacinas a cada 21 ou 30 dias, que é o período de intercalar cada vacinação.

E finalmente com 6 meses de vida o seu cão ja estará saudável e liberado para passear nas ruas, livre de doenças virais ou infecto-contagiosas.

Já na fase adulta, o cão deverá ser vacinado durante toda a sua vida, porém o protocolo de vacinação será de 1 dose de cada vacina (V10, raiva, gripe, giárdia) ao ano.

Existem também 2 outros tipos de vacinas, que são mais recentes no mercado:

Outra vacina extremamente importante nos dias de hoje. Transmitida por um mosquito, a leishmaniose é uma doença que não tem cura, apesar de ter tratamento.

Ela pode levar o animal à óbito em alguns casos. É considerada uma zoonoses, pois também é transmitida para aos humanos.

Para fazer a vacinação contra a leishmaniose, o Ministério da Agricultura solicita a realização da sorologia para leishmaniose, a fim de saber se o animal testa positivo ou não para essa doença.

Se for negativo, como a maioria, podemos começar o protocolo de vacinação: 3 doses, e depois 1 dose anual até o resto da vida.

  • Vacina ProHeart

Para quem vai muito à praia, agora existe no mercado uma nova vacina chamada ProHeart. Ela previne dirofilariose, que é o verme do coração.

Essa doença é mais predominante em áreas litorâneas e assim como a leishmaniose, é transmitida por um mosquito.

Agora que você já sabe a importância da vacinação, procure manter sempre atualizada a vacinação de seu cão, para que ele tenha uma vida saudável!

 

Leave Comment

Agende um horário

Entre em contato, para mais informações

Segunda a Sexta: 8h às 20h
Sábado: 9h às 17h

    WhatsApp chat