Cinomose em cães

A dra Adriane Tomimassu, médica veterinária do Centro Veterinário Pacaembu, reuniu as principais dúvidas sobre a cinomose canina.

Confira:

O que é cinomose?

A cinomose canina é uma doença infecto-contagiosa que afeta cães, e é causada por um vírus da família Paramyxovirus, do gênero Morbilivirus.

É altamente contagiosa e pode levar o animal a óbito ou deixar sequelas graves.

Cinomose tem cura?

Sim. A cinomose tem tratamento, cura e prevenção.

A cinomose é transmitida para humanos?

Não. Os cães não transmitem a cinomose nem para os humanos, nem para os gatos.

Quais cachorros estão mais suscetíveis a contrair a cinomose?

Normalmente cachorros filhotes, com poucos meses de vida, que não são vacinados – ou que ainda não terminaram o protocolo vacinal – ou em cães adultos ou idosos, que não foram vacinados 1 vez ao ano com a vacina v10 ou a v8.

Cinomose sintomas:

O vírus da cinomose começa a se replicar nas células sanguíneas e no sistema nervoso central dos cães.

Os sintomas da cinomose – nos estágios iniciais da doença – podem começar com uma diarreia comum com vômitos, atingindo o sistema digestivo.

Com a piora da doença, ela pode afetar o sistema respiratório do cachorro, causando secreções na região dos olhos, do focinho e congestão pulmonar.

Em um estágio mais avançado da doença, ela vai afetar o sistema nervoso central. Quando isso ocorre, o cão fica desorientado, com tremores musculares, convulsões, podendo ir a óbito.

Como o vírus da cinomose pode afetar todos os sistemas do organismo de um cão, inúmeros sintomas podem aparecer como: apatia, perda de apetite, diarreia com sangue ou muco, vômitos, febre, secreções oculares, secreções nasais, convulsões, paralisias, tiques nervosos, falta de coordenação, os coxins ficam duros devido ao aumento da queratina.

Como a cinomose é transmitida?

 

Cinomose transmissão

 

O cão contrai a cinomose após entrar em contato com o vírus causador da doença. Isso pode ocorrer de diversas formas:

  • através do ar
  • por secreções
  • pela urina
  • pelas fezes

Se um cachorro infectado compartilhar o mesmo ambiente, caminha, cobertores, potes de comida, potes de água, com um cachorro sadio, este irá contrair a doença.

O vírus da cinomose causa uma diminuição da imunidade no organismo do cão, devido à replicação desse vírus no sistema linfático.

É por isso que um cão infectado pode eliminar o vírus pelas fezes, urina, secreção dos olhos ou pela secreção do nariz. Uma vez que o vírus está no ambiente, ele fica ativo até 90 dias depois da exposição.

Posso passear com o meu cão com cinomose?

Quando se tem um cão com cinomose, é muito importante evitar sair com ele de casa, ou entrar em contato com outros cães durante 90 dias.

Por ser transmitida também pelo ar, o cão infectado que tem contato com outros cães – seja passeando em ambientes públicos, creche, parque, etc – vai transmitir o vírus da cinomose para os outros cães.

Portanto, mantenha o seu cão com cinomose sempre longe de outros cães, e higienize muito bem tanto os potes de comida e agua, como o chão onde ele faz as necessidades.

Qual o melhor tratamento para um cão com cinomose?

Não existe um tratamento específico para a cinomose. O tratamento é sintomático, ou seja, se o cão estiver desidratado, o veterinário prescreverá fluído; no caso de diarreia, tomará medicamentos para a flora intestinal; se estiver com pneumonia, deverá tomar broncodilatadores, expectorantes ou antibióticos; para convulsões, fará uso de anticonvulsivo.

Tudo isso sempre associado a suplementos nutricionais e medicamentos para aumentar a imunidade, a fim de melhorar o sistema imunológico do cão, para assim conseguir combater o vírus.

Existe cura para a cinomose?

Sim, a cinomose tem cura. Alguns cães depois de curados, ficam com sequelas, especialmente quando a doença já atingiu o sistema nervoso.

Esses cães poderão apresentar tiques, crises convulsivas, tremores musculares e andar desorientados.

Para amenizar essas sequelas, precisarão tomar anticonvulsivo, fazer fisioterapia ou acupuntura para o resto de suas vidas.

Como previnir o meu cão da cinomose?

A única prevenção para a cinomose é a vacinação. Quando filhotes deve-se aplicar 3 doses da vacina v10 ou v8, com intervalos de 21 a 30 dias.

Após 1 ano de idade, e até o resto da vida do cão, ele precisará tomar 1 dose da vacina v10 ou v8 anualmente.

Além disso, é importante manter o ambiente sempre limpo, para evitar contaminação do ambiente, principalmente se o tutor quiser ter um novo animal.

 

Quer saber mais? Assista ao vídeo da dra. Adriane, dando mais detalhes sobre a cinomose canina. 

 

 

 

Leave Comment

Agende um horário

Entre em contato, para mais informações

Segunda a Sexta: 8h às 20h
Sábado: 9h às 17h

    WhatsApp chat