leptospirose em pets

O que é a leptospirose?

É uma doença infecciosa causada pela bactéria do gênero Leptospira sp. É uma zoonose, ou seja, transmite para humanos e pode causar grandes problemas tanto na saúde pública quanto na produção e reprodução dos animais.

A bactéria Leptospira sp entra no organismo por penetração ativa na pele ou mucosa, e se multiplica na circulação sanguínea. Ela pode provocar lesões em diversos órgãos, principalmente o fígado e os rins.

Por conta disso, um dos principais sintomas, são a urina e mucosas bem amareladas. A leptospirose é uma doença que evolui muito rápido, e pode levar os animais a óbito num período de 1 semana a 15 dias.

Como a leptospirose é transmitida?

Os transmissores dessa doença infecciosa são os ratos. Eles contaminam o ambiente através da urina infectada.

Em casas onde cães e gatos costumam ficar na área externa, e os seus potes de ração estão nesse local, o rato pode se alimentar dessa ração e urinar no pote (dentro ou fora dele) para demarcar território.

Assim, quando o pet for se alimentar, entrará em contato com a urina do rato e poderá se infectar com a doença.

Além dos potes de ração, os ratos também podem urinar no quintal da casa onde os cães ou gatos ficam. Ao entrar em contato com a urina, através de lambedura, contato com feridas ou mucosas, os animais podem se contaminar com a leptospirose.

Da mesma maneira que a doença é transmitida para os cães e gatos, um cão ou gato infectado também pode transmitir a doença aos humanos, através de lambedura, mordidas ou contato com sua urina. Além disso, o próprio rato também pode transmitir diretamente a leptospirose ao humano.

A incidência da leptospirose pode ocorrer em ambientes onde existam condições sanitárias precárias, ou em épocas de chuvas e enchentes.

ratos no lixo

Se você mora próximo a lixões onde existe saneamento básico precário, ou perto de rios que podem inundar em época de chuvas, na praia onde tem córregos, ou onde tem esgotos externos, tome muito cuidado. Esses locais podem estar contaminados pela urina do rato e o índice de transmissão da leptospirose costuma ser alto.

Pode-se dizer que a leptospirose é uma doença sazonal, que pode piorar em épocas de chuva.

Sintomas de leptospirose

Os pets infectados podem ser assintomáticos (não apresentam sintomas) ou podem ter sinais específicos, isolados ou em conjunto.

Os sintomas mais comuns da leptospirose são: falta de apetite, prostração, vômitos, desidratação, animal urina mais vezes, ter mais sede, mucosas pálidas ou ictéricas (amareladas), diarreia com muco e sangue, dores, fraqueza, urina avermelhada com sangue, animal urina muito pouco.

O diagnóstico da leptospirose

O diagnóstico é feito através de exames de sangue específicos.

Tratamento para a leptospirose

O tratamento deve ser sintomático e é recomendada internação conforme os sintomas forem se apresentado.

Prevenção da leptospirose

  • Existem vacinas contra a leptospirose, mas ela só esta disponível para os cães. Infelizmente os gatos ainda não possuem essa forma de prevenção.

A vacina para a leptospirose canina atua contra 4 tipos diferentes da doença porém, existem outros tipos que a vacina não garante proteção.

  • Cuidado redobrado nos períodos de chuva e alagamentos.

Se houver chuvas recorrentes, tome cuidado ao passear com o seu pet, próximo às poças, alagamentos ou rios que transbordaram.

Nessa época de chuvas, é aconselhável não levar o seu pet às ruas e não deixá-lo em ambientes fora de sua casa, pois podem haver poças na grama ou na terra, lugares bem propícios para a disseminação dessa doença.

Se por ventura o seu pet caçar um rato e mordê-lo, ele poderá se infectar, pois todos os ratos são possíveis transmissores de leptospirose.

  • Deixar o pote de ração somente no horário de alimentação. Após isso, retirar o pote, para evitar que o rato urine no recipiente ou próximo a ele.

Prognóstico

O prognóstico dessa doença é de bom a ruim. Tudo vai depender da imunidade do seu pet, dos sintomas que ele vai apresentar e da melhora que ele vai ter com o tratamento sintomático.

Por depender muito de cada pet, alguns sobrevivem quando são infectados pela leptospirose, e outros não.

 

Leave Comment

Agende um horário

Entre em contato, para mais informações

Segunda a Sexta: 8h às 20h
Sábado: 9h às 17h

    WhatsApp chat