Saiba tudo sobre diabetes em gatos com a da dra. Fernanda Abdulak, especialista em gatos do Centro Veterinário Pacaembu.
Os gatos com diabetes costumam apresentar alguns sintomas específicos. Por isso se você tem a suspeita de que o seu gato pode ser diabético, você deve se atentar a eles:
Um gato com diabetes começa a urinar mais, a tomar mais água, a perder peso. Porém, ele costuma comer mais, o que chamamos de polifagia, que é o aumento da ingestão de alimentos, apesar de ficar mais magro.
Portanto, se o seu gato estiver principalmente com os sintomas: aumento de ingestão de agua e aumento da quantidade de urina, maque imediatamente uma consulta com um médico veterinário.
Para diagnosticar a diabetes e gatos, o veterinário precisará realizar alguns exames.
Porém, depois que o gato começou a desenvolver a diabetes, dificilmente será possível reverter esse processo. Ela vai se tornar uma doença crônica, e ele vai precisar de total atenção por parte do tutor.
O gato faz algumas diabetes transitórias, que podem estar ligadas a alguns outros processos.
A diabetes em gatos exige controle rigoroso para o resto da vida. O gato diabético sempre vai precisar fazer avaliação periódica para saber se precisará de insulina ou algum outro tipo de medicação, ou ainda, se irá fazer algum tipo de controle alimentar.
A diabetes em gatos está principalmente associada à obesidade. Os gatos costumam desenvolvê-la por excesso de gordura e excesso de peso.
Portanto, a qualquer sinal de diabetes, consulte um veterinário de confiança, para que o seu gato seja diagnosticado e receba o tratamento adequado.