Saiba quais os sintomas da diabetes, como é realizado o diagnóstico, e qual o tratamento, para que o seu pet diabético tenha uma vida saudável.

A dra. Adriane Tomimassu do Centro Veterinário Pacaembu, te explica tudo sobre diabetes em cães.

Como saber se o meu cão tem diabetes?

Se o seu cão está bebendo muita agua, fazendo muito xixi, comendo muito e mesmo assim está emagrecendo? Ele pode estar com diabetes.

A primeira coisa que se deve fazer é levá-lo ao veterinario.

Existe um exame básico que é a dosagem de glicemia. A glicemia normal eh de 60 a 120. Se ela estiver em 300, 400, 500 ou 600, a suspeita de que o cão tem diabetes pode se confirmar.

Além disso, deve-se realizar um exame de urina, que poderá apresentar glicosúria (glicose dentro da urina). Outro exame que podemos fazer é a dosagem de frutosamina.

Com todos esses exames é possível fechar um diagnóstico e descobrir se o seu cão é diabético.

Como é o tratamento?

Hoje em dia existem no mercado diversas racções para animais diabéticos que estabilizam o nivel de glicemia no sangue, mas obviamente eles são insulinodependentes assim como humanos diabéticos.

Existe a insulina que podemos aplicar 2x ao dia a cada 12 horas exatas, ou insulina que se aplica somente 1x ao dia.

Não podemos esquecer que um cão diabético é totalmente dependente do seu tutor. Os cuidados devem ser feitos de forma muito regrada. Não pode faltar, não existe sábado, domingo, feriado, ou ficar um pouco mais tempo na cama. O seu cão diabético depende 100% de você, para ter uma vida saudável.

Portanto cuide muito bem de seu cão, e caso você esteja suspeitando que ele tenha diabetes, leve-o a um bom veterinário endocrinologista para fazer um diagnóstico preciso e um tratamento correto.

 

Leave Comment

Agende um horário

Entre em contato, para mais informações

Segunda a Sexta: 8h às 20h
Sábado: 9h às 17h

    WhatsApp chat