Você vai viajar com o seu cão ou gato? Saiba agora como prepará-lo para que você e ele tenham uma viagem tranquila e segura.
Se você vai viajar para o exterior: lugares como Miami por exemplo, são 8 horas de viagem. Já algumas cidades da Europa, esse tempo de viagem pode ser de 11 a 13 horas. Nesse caso, como acostumar um pet de pequeno ou grande porte dentro de um avião?
O mais importante, com exceção de toda a parte burocrática que envolve uma viagem de avião com o seu pet, será condicioná-lo a ficar dentro de uma caixa de transporte.
Um animal de pequeno porte, de até 8kg – 10kg – dependendo da companhia aérea – pode ficar com você dentro da cabine do avião, em uma caixa de transporte.
Acima desse peso, eles precisam ser despachados em uma área específica de cada avião. Cada companhia aérea possui aviões específicos, onde existe um compartimento específico para animais. Eles não são colocados no mesmo compartimento das malas, como muita gente pensa.
A recomendação é que você condicione o seu animal a utilizar a caixa de transporte, e mostre a ele que esse é um lugar agradável e seguro.
Mas como fazer isso?
Sempre que você for levar o seu pet a um parque, casa de amigos, ou qualquer outro lugar que ele goste de ir, coloque-o em uma caixa de transporte. Assim ele começara a associar essa caixa a algo bom.
Com o tempo, aumente um pouco o período em que ele ficará nessa caixa. Até chegar um momento em que, quando você for dormir com o cão no seu quarto, ele dormirá dentro da caixa de transporte. Tente deixá-lo durante o mesmo tempo da viagem que vocês forem fazer, seja ela de avião ou ônibus.
Vale lembrar que para fazer uma viagem de carro, a caixa de transporte também é um acessório bastante seguro e recomendado. Caso o animal não esteja em uma caixa, ou então com um cinto de segurança devidamente colocado, você poderá tomar uma multa, pois esse procedimento é obrigatório por lei.
No caso de viagens longas de avião, em que o animal será despachado, não é recomendado o uso de sedativos ou calmantes.
Imagine que em uma viagem dessas, você precisará chegar de 4 a 5 horas antes do embarque, para despachar o seu pet.
O momento em que você der o remédio até a hora do embarque, o efeito do sedativo já estará mais fraco. No meio da viagem, ele não terá mais efeito, e o animal certamente ficará assustado, confuso, sem saber onde está. Isso pode lhe fazer muito mal, causando um stress muito grande e até um acidente.
Por isso a recomendação é condicionar o animal a uma viagem, através da associação da caixa de transporte a algo prazeroso.
Faça essa preparação com antecedência. Aproximadamente uns 5 meses antes da sua viagem. Deixe ele na caixa de transporte por uns 15 minutos, e assim vai aumentando gradativamente o tempo, até o duração da sua viagem.
Boa sorte e boa viagem!