Tosse em cães e gatos | Centro Veterinário Pacaembu

Quais são os sintomas mais frequentes que vêm acompanhados com a tosse seca? O que causa essa tosse? Quais os tratamentos? Saiba agora!

Quais são os sintomas mais frequentes que vêm acompanhados com a tosse seca?

Tosse seca acompanhada ou não de engasgos; algumas vezes com secreção nasal e vômitos. Costuma piorar com exercícios físicos, agitação ou até mesmo pressão no pescoço pelo uso da coleira.

Também pode apresentar secreção ocular, falta de apetite, febre. Piorando até casos graves de pneumonia.

O que pode causar essa tosse? Que doenças mais comuns vêm acompanhadas desses sintomas?

Uma das doenças mais comuns é chamada de Traqueobronquite Infecciosa Canina (parar cães) e Rinotraqueíte (para gatos).

São doenças contagiosas onde os sintomas aparecem de forma aguda e espécie-especifico (só são transmitidas de cão para cão e gato para gato) e altamente contagiosas, ou seja, cães e gatos portadores transmitem esta doença para os cães e gatos sadios, quando entrarem em contato. O clima frio e seco do inverno favorece o aparecimento desta doença.

Claro que existem outras doenças que podem causar a tosse, como problemas cardíacos, colapso de traquéia, megaesôfado , outras viroeses como Cinomose, dentro outras.

Quais sãos os tratamentos possíveis para essa doença?

Caso o animal seja diagnosticado com Traqueobronquite ou Rinotraqueíte, o tratamento vai consistir no uso de antibióticos, antiinflamatórios, xaropes para tosse, não entrar em contato com outros animais, e evitar friagem.

Caso seja diagnosticado com outras doenças, deverá fazer uso de outros medicamentos, por exemplo se a tosse for cardíaca, não usará antibiótico.

Existe algo que o dono possa fazer em casa, quando o pet apresentar tosse seca, antes de levá-lo ao veterinário?

Jamais fazer uso da auto medicação ou aceitar o conselho de um amigo que já teve um animal com o mesmo problema.

Sempre levar o quanto antes para o veterinário de sua confiança para diferenciar as possíveis doenças causadoras da tosse e medicar da maneira correta.

De início, nunca deixe seu animalzinho com tosse entrar em contato com outro, devido ao risco de contaminação.

Que tipo de medicamentos que NÃO devem ser dados aos cachorro/gato quando apresentarem essa tosse?

Nenhum medicamento pode ser dado à um cão ou gato, sem antes passar por uma consulta com Medico Veterinario.

Diversos medicamentos podem causar intoxicação, levando o animal a óbito. Como por exemplo Diclofenaco JAMAIS pode ser administrado à animais.

NUNCA faço o uso de auto medicações.

O que se deve fazer se a tosse persistir mesmo depois do tratamento indicado pelo veterinário?

Primeiramente avisar o Médico veterinário que está tratando de seu animal. Coletar exames complementares como hemograma, bioquímicos, rx tórax, sorologias, cultura de secreções, ultrassom, ecocardiograma, rinoscopia, etc.  Assim o Médico veterinário poderá dignostcar melhor a causa da tosse e a persistência dos sintomas mesmo após ter iniciado o tratamento.

Quais são as medidas preventivas que podemos adotar em casa para evitar que o cão e gato tenham esse problema?

• Proteja do frio, umidade e vento
  • Evitar dar banhos em casa , caso o proprietário não consiga secar a pelagem e pele completamente com secador de cabelos. (leve num serviço profissional – Banhistas)
  • evitar lugares com grande concentração de animais como parques, jardins, canis, loja de animais, etc
  • vacinações preventivas contra traqueobronquite infecciosa canina, V10 ou V8 e Rinotraqueite (quadrupla Felina)
  • mais cuidado com os animais filhotes, em especial aqueles comprados em canis/ gatis, feiras de doação ou lojas

Existe alguma receitinha caseira que podemos dar aos pets como mel e limão, por exemplo?

Não, não existe receitinha caseira, a não ser as medidas preventivas. Caso seu animal apresente tosse persistente, leva o quanto antes para uma consulta com Médico veterinário de sua confiança.