Rinotraqueíte: a gripe felina

A rinotraqueíte felina é causada por um herpes vírus, e pode ser transmitida de gato para gato. Ela pode ser considerada uma gripe, porém bem mais forte do que uma gripe comum.

Os sintomas clássicos de uma rinotraqueíte são sintomas de vias respiratórias, ou seja, secreção no olho, secreção no nariz, espirros, tosse.

É uma doença muito comum em gatos filhotes ou adultos, especialmente se eles vivem em ambientes com muitos outros gatos. 

Um gato com rinotraqueíte pode apresentar: olho fundo com secreção, podendo estar uma conjuntivite associada, tosse em alguns casos, podendo sair secreção pela boca, pulmão cheio. 

Uma rinotraqueíte mal tratada, pode evoluir, podendo em alguns casos mais graves, levar o animal a morte.

O tratamento é feito com medicamentos específicos para essa doença. E assim que os sintomas sumirem e o gato estiver curado, ele poderá tomar a vacina quádrupla, que irá combater o herpes vírus, ou seja, a rinotraqueíte.

E não se esqueça: Os gatos devem tomar vacina 1 vez ao ano, para o resto da vida, e o protocolo de filhotes, é uma vacinação a cada 21 ou 30 dias, no total de 3, à partir de dois meses de idade. 

 

Leave Comment

Agende um horário

Entre em contato, para mais informações

Segunda a Sexta: 8h às 20h
Sábado: 9h às 17h

    WhatsApp chat