Vai se mudar de país ou viajar a passeio para o exterior, e quer levar o seu cão ou gato? A dra. Adriane te explica quais são os procedimentos necessários para que a sua viagem e de seu pet sejam tranquilas e com segurança.

Quando vamos levar os nossos bichinhos para o exterior, devemos nos preparar com antecedência para que tudo corra bem, pois existe um processo burocrático que deverá ser cumprido, caso contrário, não será autorizado o embarque de seu animal.

Vamos a eles:

Para viagens a países da Europa

Para levarmos os nossos pets a um país europeu, precisamos fazer a sorologia de raiva. Para isso, precisamos seguir alguns protocolos:

  1. Microchipagem: 30 dias antes da coleta de sangue para a sorologia de raiva, é obrigatório inserir um microchip em seu pet.
  2. Vacinação contra a raiva: 30 dias antes da coleta de sangue para a sorologia de raiva, é obrigatório vacinar o seu pet contra a raiva.

Após os 30 dias da microchipagem e da vacina contra a raiva, é feita a coleta de sangue para a sorologia de raiva.

A partir da data da coleta da sorologia de raiva, o animal tem que ficar 3 meses, ou seja, 90 dias sem poder viajar para nenhum lugar, até sair o resultado desse exame.

Saindo a titulação da sorologia de raiva, e juntamente com o atestado de microchipagem e o atestado de vacinação, poderemos receber o atestado do médico veterinário, que tera validade de 10 dias.

Com esse atestado veterinário em mãos, você já pode entrar em contato com o Ministério da Agricultura, para marcar um agendamento online ou por telefone.

Depois disso, aí sim já poderá embarcar com o seu pet para a Europa.

Como você pode ver, é um preparatório um pouco demorado, por isso recomendamos que você comece com os trâmites no mínimo com uns 6 meses de antecedência, para fazer com tranquilidade e não ter nenhum contra-tempo.

Lembrando que o Reino Unido, tem um protocolo um pouco diferente e mais longo.

Para viagens aos Estados Unidos

No caso dos Estados Unidos, o processo é bem mais tranquilo. Basta fazer a microchipagem, e que a vacina de raiva do seu pet esteja em dia 30 dias antes do embarque, e assim você poderá embarcar tranquilamente com o seu pet.

Para viagens dentro do Brasil

No caso de viagens para dentro do Brasil, você vai precisar do atestado de vacinação feito pelo médico veterinário, com 7 dias de antecedência, e a vacina de raiva com no mínimo 30 dias de antecedência.

Somente isso e mais nada! Esses documentos poderão ser apresentados tanto se você for viajar de avião com o seu cachorro ou gato, quanto se a viagem for de ônibus.

 

Leave Comment

Agende um horário

Entre em contato, para mais informações

Segunda a Sexta: 8h às 20h
Sábado: 9h às 17h

    WhatsApp chat