FIV e FELV - Parte 1

Saiba tudo sobre a FIV e a FELV, doenças que afetam os gatos.

Fiv e Felv é uma única doença?

O chamado Complexo FIV e FELV são na verdade 2 vírus distintos. Esses vírus acabam diminuindo o sistema imunológico do gato. E esse é o principal comprometimento que afeta a saúde dele.

Vamos começar pela FIV:

O que é Fiv?

FIV é a doença que chamamos de imunodeficiência viral felina. Ela pode ser comparada à AIDS (HIV) em humanos, pois ela também deprime o sistema imunológico da pessoa infectada.

Quando um gato tem fiv, ele fica propenso a pegar infecções bacterianas ou outros tipos de infecções virais, e esse é o principal problema.

Como a fiv debilita o sistema de defesa do gato, o animal pode correr alguns riscos. Tem risco de óbito? Claro, pois afinal de contas, essas defesas vão ficar muito precárias.

Assim uma infecção bacteriana que poderíamos tratar facilmente em um gato saudável, em um gato com fiv possui um tratamento mais difícil.

O que ajuda a prevenir a Fiv?

Como prevenção, é indicada a CASTRAÇÃO, principalmente aos machos. Isso evita que gatos que tenham acesso às ruas, entrem em contato com outros gatos para brigar por território, já que a principal transmissão do vírus é através de mordeduras.

Outro fator importante da castração nesse caso, é que o gato ficará mais tranquilo no seu território, sem a necessidade de sair de casa.

Caso o gato seja diagnosticado com FIV, ainda assim você poderá castrá-lo. Porém é necessário sabermos se ele está no período adequado para castrar, ou seja, se o sistema imunológico dele está comprometido nesse período ou não.

Se estiver, recomenda-se esperar até ele recuperar as suas defesas, e então realizar a castração. Isso também fará com que ele evite sair às ruas, diminuindo a possibilidade de contrair outros vírus ou bactérias.

Qual é o tratamento para a Fiv?

O tratamento da FIV é feito em de acordo com os sinais e sintomas que esse gato vai apresentar. Ele pode ter febre, pode apresentar algum problema de pele, ou desenvolver problemas respiratórios.

O tratamento é feito principalmente para conter as doenças oportunistas, e tentar melhorar a parte do sistema imunológico do gato.

E a Felv? O que é?

A FELV é um vírus que também afeta o sistema imunológico do gato. É chamado de leucemia viral felina.

Essa doença faz com que o gato fique mais suscetível a apresentar doenças infecciosas, lesões na pele, linfoma, tumores, desnutrição, problemas na cicatrização de feridas e problemas reprodutivos.

Como a Felv é transmitida?

A transmissã da FELV se dá no contato da saliva com um gato infectado ou ao compartilhar potes de comida e água.

Portanto é uma doença muito fácil de ser disseminada principalmente em lugares onde existam muitos gatos.

Como saber se um gato tem Felv?

A Felv, assim como a Fiv, consegue ser diagnosticada através de um exame laboratorial.

Existe Vacina para Fiv e Felv?

Para a FIV (AIDS felina) não existe vacina, mas para a FELV, que é a leucemia viral felina, a vacina existe. Para fazer a vacinação, o ideal é que seja realizado um teste no gatinho antes, para ver se ele realmente é negativo para essa doença.  Gatos que tem convívio ou que irão conviver com outros gatos, o interessante é que sejam vacinados contra a felv.

Fiv e Felv passa para humanos ou cachorros?

NÃO. A fiv e felv são vírus que costumamos chamar de espécie-específicos, isso quer dizer que são vírus que são transmitidos apenas entre os felinos, por isso eles não são transmissíveis para outra espécie.

Eles não passam nem para cachorro, nem para o ser humano. Portanto, caso você tenha um cachorro e queira adotar um gato com fiv ou felv, você não precisa se preocupar: adote-o e dê muito amor a ele.

Meu gato tem FIV e FELV. Ele pode conviver com outros gatos?

O vírus da felv (leucemia felina) e o vírus fiv (imunodeficiência felina) são vírus comuns que atingem os gatos, principalmente gatos de vida livre. Você pode adotar um gatinho nessas condições. Por serem vírus fáceis de serem transmitidos entre os gatos, o ideal é que um gatinho com fiv ou felv seja o único gato da casa.

Se quiser outro animal para fazer companhia ao seu gatinho com fiv/felv, você pode considerar em adotar um cachorro.

Atualizado: 30 de agosto de 2023